Paraná

Governo e empresariado colocam Paraná em novo patamar

Governo e empresariado colocam Paraná em novo patamar

A somatória de esforços do Governo do Estado e do empresariado coloca o Paraná em um novo patamar de desenvolvimento, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, nesta sexta-feira (25), em Foz do Iguaçu. Ele participou do Congresso Empresarial Paranaense, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

 

Ratinho Junior defendeu que a estratégia do governo para aumentar o crescimento do Estado é a de consolidar um ambiente favorável para investimentos, com pacificação política, desburocratização e um trabalho de parceria com o setor produtivo. “Consolidamos um ambiente em que o Estado não atrapalha quem produz. Pelo contrário, o poder público passa a ser um facilitador, criando um ambiente propício para quem quer trabalhar e gerar empregos”, afirmou ele.

 

“Esse bom momento também se deve ao setor empresarial paranaense, que é forte, arrojado e mostra que está preparado para competir com grandes centros”, destacou no evento, que reúne cerca de 1,2 mil empresários e diretores de associações comerciais..

 

O governador citou iniciativas já implantadas pela sua gestão, como o programa Descomplica, que agiliza a abertura de empresas, e o Banco da Mulher Paranaense, uma linha de crédito subsidiado da Fomentou Paraná voltada às mulheres empreendedoras. Ele lembrou que o Paraná é o Estado que teve o maior crescimento industrial do Brasil, de 6,5%. “Um índice comparado com a China. Foram gerados quase 60 mil novos empregos neste ano”, salientou.

 

FORTALECER - O presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, afirmou que o empresariado trabalha de forma conjunta para fortalecer o ambiente econômico do Estado. “Se cruzarmos os braços para esperar a coisa acontecer, o País não anda. Esperar não é o caminho, então procuramos fazer a nossa parte”, disse.

 

“O Paraná tem uma sociedade engajada, empreendedores que fazem a diferença, um agronegócio forte e o poder público que trabalha em sinergia com o setor produtivo”, declarou Barbosa. “O governo sabe da importância de ter empresas mais ágeis, com menos burocracia, que está sendo muito bom, tem nos ajudado muito”.

 

LOGÍSTICA - Além do incentivo ao setor produtivo, o Governo do Estado também investe na melhoria da infraestrutura e ampliação dos modais logísticos. Um exemplo é o programa Voe Paraná, que retomou a aviação regional do Estado ao levar voos para 12 cidades do Interior.

 

EVENTO - O congresso faz parte da 29ª edição da Convenção Anual da Faciap, que acontece até o sábado (26). Além de empresários e diretores de associações comerciais, participaram também nomes reconhecidos do mercado de gestão, da economia e da inovação.

 

Durante o evento, os participantes também têm a chance de conversar com os consultores da Faciap para fechar parcerias na Feira de Negócios, que com expositores estratégicos que apresentam soluções voltadas para todos os tipos de empresa.

 

PRESENÇAS - Participaram o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves; o chefe de Gabinete da Governadoria, Daniel Villas Bôas; os presidentes da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, George Teixeira; e da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; o superintendente do Sebrae-PR, Vítor Tioqueta; o deputado federal Vermelho e os deputados estaduais Tiago Amaral e Marcel Miqueletto. (Com AEN)

 

 

 

SICREDI 02