Paraná

Governo do Paraná decreta estado de alerta contra dengue

Governo do Paraná decreta estado de alerta contra dengue

O governo do Paraná assinou um decreto que institui o estado de alerta para o combate e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado na última semana pela Secretaria de Estado da Saúde, são 20.563 casos confirmados de dengue. De julho do ano passado até agora, são 13 mortes registradas.

 

O documento foi assinado pelo Governador Ratinho Junior, pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva, e pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, na última quinta-feira (13), e fica em vigor até que se desfaça essa situação.

 

O Estado de Alerta é decretado quando há incidência de, no mínimo, 100 casos confirmados de determinada doença a cada 100 mil habitantes da população. O Paraná tem hoje 149,53 casos confirmados de dengue por 100 mil habitantes. Segundo Beto Preto, há uma força tarefa para combater a doença.

 


Ao todo, 62 municípios estão em situação de epidemia e cerca de 65 mil notificações para a doença foram feitas. Entre as medidas destacadas no documento estão o pleno funcionamento do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, que é composto por representantes de todas as áreas do Governo e sociedade civil organizada. A função é promover a mobilização de combate à doença em todo o Estado, intensificar visitas domiciliares para a identificação de focos do mosquito e eliminação por meio mecânico, químico ou biológico, em todos os imóveis da área identificada como potencialmente transmissores.

 

O decreto ressalta ainda que a autoridade do SUS nos municípios deve solicitar a atuação complementar do Estado e da União, visando ampliar a eficácia das medidas a serem tomadas, garantindo a saúde pública e evitando o alastramento ainda maior da dengue.

 

O documento recomenda, de acordo com Nota Técnica emitida em dezembro pela Secretaria da Saúde, que os municípios não adquiram inseticidas e larvicidas diferentes daqueles indicados pelo Ministério da Saúde para o uso do controle do Aedes aegypti.  (Com AEN)

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02