Paraná

Governo do Estado confirma morte de adolescente de 17 anos vítima de gripe

Governo do Estado confirma morte de adolescente de 17 anos vítima de gripe

O Governo do Estado confirmou, nesta quarta dia 21, a morte de uma adolescente de 17 anos, vítima de gripe, em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. O boletim confirma ainda mais três mortes no Paraná na semana: um idoso de 88 anos em Mamborê e um homem de 59, em Curiúva.


Ao todo, o boletim aponta 98 óbitos desde o início de janeiro deste ano. O monitoramento traz números desde janeiro de 2019, até o último sábado, 17 de agosto. O acompanhamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza apresenta 512 casos confirmados. Deste total, 438 casos são de contaminação por H1N1.


A Regional de Saúde de Curitiba registra o maior número de casos de gripe confirmados, com 201 casos. A Regional de Foz do Iguaçu aparece na sequência, com 57; a de Ponta Grossa, com 41, e a de Maringá, com 32 casos confirmados.

 

Faixa etária

 

Em relação à faixa etária, o boletim semanal mostra que 53,1% dos casos de contaminação pelo vírus da Influenza acontecem em pessoas com mais de 60 anos, portadoras de comorbidades.

 

Na sequência, estão as pessoas com idade entre 50 a 59 anos, que representam 18,4% dos casos; pessoas de 40 a 49 anos, 14,3%; crianças menores de 6 anos, 5,1% e, na faixa etária entre 10 a 19 anos, representa 4,1% dos casos confirmados.

 

Orientações

 

Os dias frios aumentam a necessidade da adoção das medidas preventivas que ajudam proteger contra a gripe e as principais recomendações da Secretaria Estadual da Saúde são: higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimento; cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, manter ambientes arejados e seguir hábitos saudáveis de alimentação balanceada.

 

A Sesa orienta ainda que os sintomas compatíveis com a doença são: aparecimento súbito de calafrios, mal-estar, cefaléia, mialgia, dor de garganta, dor nas articulações, prostração, corrimento excessivo do muco nasal e tosse seca. Pessoas que apresentarem estes sintomas devem procurar atendimento médico.

 

 

 

SICREDI 02