Paraná

Força-tarefa irá avaliar a real situação financeira do Paraná

Força-tarefa irá avaliar a real situação financeira do Paraná

O Governo do Paraná colocou em prática, nesta quinta dia 10, uma força-tarefa criada para avaliar e buscar soluções para problemas detectados na gestão financeira do Estado. Durante o anúncio, o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, afirmou que a execução orçamentária de 2019 não será comprometida e que serão avaliadas situações referentes a exercícios passados.

 

O trabalho da força-tarefa é considerado uma ação prioritária pelo governo e contará com uma equipe multidisciplinar da Fazenda, da Procuradoria e Controladoria Geral do Estado, que serão responsáveis por estabelecer o tamanho das vulnerabilidades, medir os ricos e buscar soluções no prazo mais curto possível.

 

De acordo com Garcia Junior, em função de incoerências financeiras já detectadas, da dificuldade de lançamentos e da impossibilidade de geração de relatórios, o governo não consegue saber, com precisão, qual o saldo financeiro e os empenhos realizados que ficaram para ser pagos este ano. “As informações sobre os restos a pagar, o saldo de fontes de receita e de apropriação dessas fontes têm incongruências que não nos permitem dizer exatamente qual é a situação financeira ou contábil do Estado hoje", explicou.

 

O secretário da Fazenda reforçou que, apesar da execução orçamentária deste ano não ser comprometida, houve a necessidade de uma redução de 20% das despesas em cada secretaria, para que toda a análise fiscal e financeira seja feita. “Todos os compromissos com a folha de pagamento serão honrados. Haverá monitoramento em relação a outras despesas e fontes para que o lançamento contábil e a disponibilidade financeira se encaixem", afirmou.

 

Além disso, a força-tarefa também irá avaliar as dificuldades de conclusão da implantação do Sistema Integrado de Finanças Públicas (Novo Siaf). Em funcionamento desde janeiro de 2018, o sistema deveria gerenciar todas as operações financeiras do governo, mas ainda não tem todas as funcionalidades completamente ativas. (Com AEN)

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02