Paraná

Em dois anos, cursos do TCE-PR capacitam quase 110 mil pessoas

Em dois anos, cursos do TCE-PR capacitam quase 110 mil pessoas

O TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) registrou a marca histórica de 107.625 inscrições nos cursos presenciais e online realizados por sua EGP (Escola de Gestão Pública) nos anos de 2017 e 2018. Esses cursos, gratuitos, beneficiaram servidores públicos e cidadãos dos 399 municípios paranaenses e das 27 unidades da federação brasileira.

 

Ministrados por especialistas em cada área - servidores do próprio TCE-PR ou palestrantes convidados -, os cursos abordam os principais temas ligados à administração pública, como contabilidade, orçamento, licitações, transferência voluntária de recursos, atos de pessoal, obras e estímulo à participação do cidadão no controle social do gasto público.

 

"Além de reforçar a atuação preventiva para a correta aplicação do dinheiro público, o programa de capacitações no biênio buscou fortalecer nossos laços com o cidadão, parceiro imprescindível do Tribunal de Contas na fiscalização", afirma o presidente, conselheiro Durval Amaral. O fortalecimento do controle social foi uma das diretrizes da gestão de Durval que, no próximo dia 23, transmite a presidência da corte ao conselheiro Nestor Baptista.

 

CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA


No biênio 2017-2018, a EGP realizou cursos presenciais em 16 cidades-polo de todas as regiões do Paraná, alcançando 37.752 participantes. Nos cursos online, o número de inscritos atingiu 69.873, do Paraná, de todos os demais Estados e do Distrito Federal. Somando-se as duas modalidades, chegou-se ao total de 107.625 inscrições registradas nos últimos dois anos.

 

Na capacitação a distância, o TCE-PR investiu na melhoria de sua plataforma digital, ampliou a produção de conteúdo e se firmou como referência nacional entre órgãos públicos. Atualmente, o portal da EGP na internet oferece um acervo de 60 cursos online. "Continuamente renovados ou revisados, esses cursos estão permanentemente à disposição dos interessados", destaca o diretor da EGP, Anderson Saladino. Ele atribui esse resultado ao apoio da atual gestão e ao comprometimento da equipe da EGP e dos docentes que ministraram as palestras e treinamentos.

 

O marco de quase 110 mil pessoas capacitadas no biênio foi obtido no ano em que a EGP completou uma década de atividades. Nesse período, a unidade de educação corporativa do TCE-PR se consolidou como uma das principais instituições do gênero no país, reconhecida pelo número, a variedade de temas e a qualidade dos cursos que oferece gratuitamente.

 

Durante o biênio 17-18, a EGP foi responsável por projetos inovadores, que contemplaram a disseminação de conhecimento voltado ao controle social. Nessa linha, foram realizados 13 Fóruns de Controle Social, que abordaram fiscalização de recursos públicos, transparência e cidadania, voltados aos observatórios sociais, aos conselhos municipais e aos cidadãos interessados. Outra iniciativa foi o Programa Jovem no Controle, no qual a EGP vai até alunos do ensino médio para discutir temas relevantes da fiscalização.

 

Alguns eventos do biênio se destacaram pelo porte e o conteúdo, como o 3º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, o 2º Fórum de Controle Externo, a 1ª Semana Jurídica e a 1ª Semana da Contabilidade Pública. (Com TCE)

 

 

 

Hashtag: