Paraná

Educadores(as) ocupam a Seed denunciando o desrespeito aos(às) PSS

Educadores(as) ocupam a Seed denunciando o desrespeito aos(às) PSS

A Direção da APP-Sindicato, junto com Professores(as), Funcionários(as) de Escola e estudantes ocuparam a Secretaria de Estado de Educação (Seed) durante a manhã desta sexta dia (30). A mobilização ocorreu após o governo publicar o edital alterando os critérios para a contratação de professores(as) pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), sem dialogar com a os(as) principais atingidos(as). Outros temas como a terceirização do trabalhos dos funcionários e funcionárias de escolas e o modelo de votação para instituir as escolas cívico-militares em 215 unidades do Estado também foram denunciados.

 

De acordo com a direção estadual da APP-Sindicato, os(as) profissionais participaram de um ato em frente à Seed para cobrar uma reunião com o secretário da Educação, Renato Feder. Sem qualquer resposta e com a negativa da secretaria em receber os(as) trabalhadores(as), os(as) presentes ocuparam o prédio exigindo uma reunião com a gestão. Após a ocupação, com indicativo de saída apenas após uma reunião com a Seed, o diretor-geral recebeu uma comissão no começo da tarde.

 

“Cobramos sobre a publicação do edital sem qualquer debate e fizemos a argumentação de todos os temas que temos levantados, razões pelas quais reforçamos nossa contrariedade a essa prova e a alterações de critérios que estão sendo adotados. Solicitamos para que o diretor geral suspenda o edital, porém ele alegou que não tem autoridade para suspender o documento, pois o mesmo está em efeito”, explica o Presidente da APP-Sindicato, Professor Hermes Leão.

 

Ainda na reunião, a APP-Sindicato reforçou a necessidade da reunião na próxima quarta-feira (4) entre os(as) trabalhadores(as), o Secretário Renato Feder e a Casa Civil. O Professor Hermes Leão destaca ainda que é preciso que a categoria se mantenha mobilizada nas redes sociais durante o final de semana e que compareçam no ato que será realizado na próxima semana, em frente ao Palácio Iguaçu. “Continuem a mobilização neste período de recesso e na quarta-feira vamos para o Centro Cívico. A reunião com o governo está prevista para às 17h”.

 

A direção estadual do Sindicato aponta ainda que neste sábado (31), dirigentes dos 29 Núcleos Sindicais participaram de uma reunião do Comando de Greve para preparar a mobilização da próxima semana. “Amanhã no comando de greve definiremos os horários, protocolos de segurança e todos os preparativos. Vamos debater e decidir coletivamente”, finaliza Hermes Leão. (Com APP Sindicato). 

Hashtag:
SICREDI 02