Educação reforça importância do Enem aos alunos; Paraná tem app exclusivo para preparação

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (26), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Podem se inscrever os estudantes que estejam concluindo ou aqueles que já tenham concluído esta etapa de ensino. O prazo para realizar as inscrições vai até o dia 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“O Enem é mais uma ótima oportunidade de ingresso no ensino superior ao estudante paranaense, que já conta com o Aprova Paraná Universidades”, diz o secretário Estadual de Educação, Roni Miranda. “Nossos alunos têm se destacado ano após ano e conquistado vagas nas melhores universidades do País”.
Ele também lembrou que recentemente a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) lançou o recurso educacional digital Enem Paraná, para auxiliar os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares em geral. A plataforma oferece ferramentas personalizáveis de estudos, atendendo a diferentes estilos de aprendizagem e pode ser acessada pelo computador ou pelo celular.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica. Desde 2004, os resultados obtidos podem ser utilizados como forma de ingresso no ensino superior, como critério único ou complementar dos processos seletivos. Desde 2014, os resultados do Enem também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior, desde que possuam convênio com o Inep.
A aplicação das provas do Enem 2025 será feita em dois dias: 9 e 16 de novembro. A exceção é para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, que terão as provas aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em virtude da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
NOVIDADES – Pela primeira vez, os alunos que estejam concluindo o Ensino Médio na rede pública terão as inscrições pré-preenchidas no sistema do Inep, bastando acessar a página do participante para confirmar a inscrição e fazer a opção pela prova de línguas.
Já os participantes maiores de 18 anos poderão utilizar os resultados do exame para a certificação de conclusão do Ensino Médio, bastando indicar essa finalidade no momento da inscrição.
TAXA DE INSCRIÇÃO – A taxa de inscrição, para os participantes não isentos, é de R$ 85,00 podendo ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, com prazo para pagamento até 11 de junho.
Estarão isentos do pagamento da taxa os participantes que forem utilizar os resultados do Enem para a certificação de conclusão do Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Os alunos da rede pública, de qualquer modalidade de ensino, que estejam concluindo o Ensino Médio em 2025, também não terão que pagar a taxa, ainda que não tenham solicitado a isenção anteriormente.
Por - AEN