Paraná

Decreto do Governo do PR que fechou serviços não essenciais termina nesta terça dia 14

Decreto do Governo do PR que fechou serviços não essenciais termina nesta terça dia 14

Termina nesta terça dia 14, o prazo de vigência do Decreto do Governo do Estado 4.942/2020, por meio do qual foram impostas medidas mais restritivas para o combate à Covid-19, entre elas a suspensão do funcionamento das atividades econômicas não essenciais pelo período de 14 dias.

 

O decreto estadual está vigente em 141 municípios, que compõem oito regionais de Saúde do Estado, entre elas a 10ᵃ Regional de Saúde de Cascavel.

 

A população aguarda pelo pronunciamento do Governador Ratinho Júnior que deve decidir se esse prazo será prorrogado ou se as medidas serão flexibilizadas na cidades onde a doença registra queda.

 

A Prefeitura de Cascavel já se posicionou contrária ao decreto estadual e solicitou a retirada do Município da lista de cidades onde a "quarentena restritiva" está em vigor.

 

A intenção do município é apresentar um Decreto Municipal com a possibilidade de mais áreas continuarem atuando, porém com todos os cuidados que a pandemia necessita.

 

Segundo o último boletim epidemiológico do município, desde o início da pandemia, Cascavel registrou 4.092 casos confirmados do novo Coronavírus e 78 mortes em decorrência da doença.

 

Outro dado que preocupa o Governo do Estado é a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de enfermaria destinados exclusivamente para pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19.

 

A Macrorregião Oeste do Paraná possui 131 leitos do sistema público de saúde destinados exclusivos para os pacientes da doença, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. Essa capacidade é a menor de todo o estado.

 

A taxa de ocupação de leitos na Macrorregião Oeste está em 60%, tanto para UTI quanto para leitos de enfermaria, resultado que só fica atrás da Macrorregião Leste onde está a capital do Paraná. (Com Catve)

 

 

 

SICREDI 02