Paraná

Coofamel comercializou 200 toneladas de mel em 2020

Coofamel comercializou 200 toneladas de mel em 2020

No inicio deste mês de março, a Coofamel (Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná), de Santa Helena, reuniu os cooperados em uma assembleia diferenciada. Realizado de forma 100% online, o encontro apresentou os resultados de 2020 e as perspectivas para 2021. Segundo o presidente da cooperativa, Antônio Schneider, o balanço, no geral, é positivo.

 

“Vivemos um período de reestruturação e 2020 foi o ano de reerguer a cooperativa. As condições foram favoráveis com o dólar em alta para a exportação. Tivemos, portanto, uma das melhores movimentações financeiras de toda a história e a comercialização passou de 200 toneladas de mel”, observa Antônio. O dirigente lembra de uma parceria com o Governo do Paraná, onde cooperados também puderam comercializar hortifruti para os kits que foram entregues em substituição da merenda escolar, no período de cancelamento de aulas presenciais.

 

Durante o ano, outras ações também foram destaque, como a parceria com o Sebrae/PR. Com ela, a Coofamel fez um novo planejamento de comunicação e reestruturou questões importantes na gestão administrativa e financeira da cooperativa.

 

“Iniciamos o grande projeto de mídia com elaboração de um novo site e entrada em redes como Instagram, Facebook, LinkedIn e Google. No mesmo período, também fizemos a remodelação dos rótulos e embalagens”, acrescenta o presidente.

 

Outro resultado que foi apresentado na assembleia diz respeito aos investimentos na sede: a partir da consultoria com o Sebrae/PR, a cooperativa percebeu a necessidade de fazer adequações na unidade de Santa Helena a fim de obter o Selo SIF definitivo (Serviço de Inspeção Federal).

 

“Com toda a certeza, 2020 foi um ano de virada para a Coofamel. Nessa Assembleia, foram apresentados resultados significativos que vão impactar diretamente na expansão de mercado da cooperativa”, analisa o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso. (Com Assessoria SEBRAE-PR). 

Hashtag:
SICREDI 02