Paraná

CNH Digital deve ser aceita em fiscalizações

CNH Digital deve ser aceita em fiscalizações

Já faz um ano que a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a valer no Paraná. O documento, que pode ser acessado pelo celular, tem a mesma validade e valor jurídico do modelo impresso.

 

A carteira eletrônica pode ser acessada de maneira off-line, sem necessidade de conexão com a internet, mas não é possível abrir mais de uma CNH em um único dispositivo.

 

O serviço só está disponível para motoristas que tenham a versão da CNH impressa com o QR Code na parte interna. O código escaneável em aparelhos eletrônicos é encontrado nas CNHs emitidas a partir de 02 de maio de 2017.

 

Segundo a tenente Tiene, do Batalhão de Polícia de Trânsito, o documento digital deve ser aceito nas fiscalizações em substituição ao de papel. A única recomendação para os motoristas é garantir que o dispositivo eletrônico esteja em condições de ser acessado. “Ela veio para facilitar a vida dos condutores”, disse.


Caso tenha algum problema durante uma abordagem policial, a orientação, para o condutor, é entrar com um recurso contra a multa aplicada de forma indevida. Nesse caso, é importante ter provas para mostrar que o documento digital foi apresentado, como testemunhas ou imagens. (Com BandNews)

 

 

 

 

 

 

SICREDI 02