Paraná

Cida Borghetti é a primeira mulher a governar o Paraná

Cida Borghetti é a primeira mulher a governar o Paraná

Com a saída confirmada de Beto Richa do Governo, Cida Borghetti se torna a primeira governadora do Paraná nesta sexta dia 06. Com o fim do mandato de reeleição, Richa deve disputar a eleição para o Senado em Outubro. Com isso, Cida passa a ser a representante máximo do Estado até o fim do mandato, que acaba em dezembro de 2018.

 

Nas eleições de 2014, Cida foi eleita vice-governadora na chapa com Richa ainda no primeiro turno, com 55,67% dos votos, o que totalizou 3.301.322 eleitores. Na ocasião, ela se tornou a segunda mulher a chegar ao Palácio do Iguaçu. Antes, em 1995, Emília Belinati foi vice de Jaime Lerner.

 

Empresária, formada em administração pública e com especialização em políticas públicas, Cida é casada com o também político Ricardo Barros, atual Ministro da Saúde do Brasil. Ela começou sua carreira política ainda jovem e passou pelo Partido da Frente Liberal (PFL), Partido Progressista (PP) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Em 2016 voltou a se filiar ao PP, quando já estava no Governo.

 

 

Nascida em 18 de fevereiro de 1965, foi por duas vezes deputada estadual do Paraná e uma vez deputada federal pelo estado, até que em 2014 decidiu entrar na chapa de Richa para concorrer ao Governo.

 

É recordista em aprovações de leis na Assembleia Legislativa do Paraná. Foram 101 em dois mandatos. Os principais projetos ligados a lutas da classe das mulheres, como por exemplo, a lei que instituiu o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama. Já quando foi deputada federal, presidiu a comissão que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância.

 

Desincompatibilização de Richa

 

Desde que anunciou sua desincompatibilização quando um político precisa deixar o cargo que ocupa para disputar as eleições ? Beto Richa se mostrou tranquilo em passar o cargo para Cida Borghetti. O Governador do Paraná por dois mandatos afirmou diversas vezes que ela foi figura presenta nas tomadas de decisões e durante o último mandato.

 

Possibilidade de reeleição

 

A expectativa com a posse de hoje é que Cida Borghetti seja um dos nomes mais fortes para concorrer como Governadora do Paraná nas eleições deste ano. Isso porque, naturalmente, seu nome passa a ser amplamente conhecido no cenário estadual. (Com AEN)

 

 

SICREDI 02