Cascavel faz pedido urgente à União e Estado para transferir pacientes
A Secretaria de Saúde de Cascavel encaminha um pedido urgente para que seja transferido os pacientes de Cascavel para hospitais da região e até de outros estados. O documento assinado pelo secretário de saúde Thiago Stefanello, só sendo encaminhado nesta terça dia (2).
"A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel vem requerer apoio imediato de caráter urgentíssimo na Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde para adotar providências para transferência dos pacientes que necessitam de suporte em hospitais para outras regiões e Estados da Federação", consta no pedido.
Na solicitação, a prefeitura descreve a realidade de superlotação de planos unidades hospitalares de Cascavel.
A UPA Brasília está com. 10 pacientes intubados e 44 na enfermaria. A UPA Tancredo tem 4 pacientes intubados e 28 na enfermaria,
Na UPA Veneza a mesma realidade. 5 pacientes intubados e 29 pacientes na enfermaria.
Hospital de retaguarda tem 27 pacientes internados em leitos de UTI, 125 intubados, onde a capacidade é de 20 leitos. Há ainda 44 pacientes internados nas enfermarias, onde a capacidade de 28 pacientes.
A Sesau cita na carta que é capacidade operacional de recursos humanos está esgotada, com internamentos acima do suportado.
"Não é mais possível internar nenhum paciente até que a central de leitos realize a transferência de alguns pacientes".
Ofício cita ainda que os demais hospitais públicos e privados no município estão com 100% de ocupação.
O Município aguarda resposta. (Com CATVE).