Paraná

Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa na quarta dia 1º, no Paraná

Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa na quarta dia 1º, no Paraná

Pecuaristas paranaenses estão se preparando para mais uma etapa de vacinação da Febre Aftosa, que começa na quarta dia 1°. O estado é livre da doença com a vacina, mas há um trabalho para que o rebanho do Paraná seja livre da doença sem vacinação, como já acontece em Santa Catarina.

 

Nessa fase da imunização, devem ser vacinados animais de 0 a 24 meses.

 

ÚLTIMA VACINAÇÃO

 

A Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) informou que o Estado foi autorizado pelo Ministério da Agricultura a antecipar a suspensão da vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa a partir de maio, quando ocorre a última imunização.

 

Em nota, a Ocepar diz que a aprovação foi dada na quarta-feira (24) durante a 2ª Reunião do Bloco V do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), no auditório da entidade em Curitiba. Representantes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Estados que com o Paraná integram o Bloco V, deram respaldo à decisão.

 

Pelo cronograma, a autorização ocorreria no primeiro semestre de 2021. Ainda conforme o comunicado, a mudança de status do Paraná para área livre de aftosa sem vacinação será oficializada em setembro próximo, quando o ministério publicará ato normativo sobre o assunto.

 

O diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério, Geraldo Marcos de Moraes, disse que "ficaram pendentes alguns detalhes e poucas ações para serem finalizados, o que irá ocorrer até setembro". O Ministério da Agricultura, então, editará normas relacionadas à suspensão da vacinação no Paraná e as demais normas que implicam o controle de ingresso de animais no Estado.

 

Na nota, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, garantiu que os pontos pendentes apontados pelos técnicos do ministério serão concluídos dentro do prazo estabelecido.

 

 

 

 

 

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência e personalizar publicidade. Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade.