Aulas presenciais nas escolas particulares devem voltar a partir do dia 3 de fevereiro no Paraná
As aulas presenciais nas escolas particulares do Paraná devem retornar a partir do dia 3 de fevereiro. A recomendação foi feita pelo Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe-PR) em reunião com mais de 300 representantes de instituições de ensino particular, nesta sexta dia (22).
O presidente do Sinepe, Douglas Oliani, afirmou em entrevista que 99% das escolas estão prontas para receber os alunos, seguindo as medidas sanitárias previstas pelas autoridades de Saúde. “A gente sugere que se inicie em fevereiro. 99% das escolas estão prontas, algumas já começaram até um ensaio trazendo o terceiro ano do ensino médio para fazer um movimento no qual você vai completando a escola aos poucos”, explicou Oliani.
As instituições devem adotar o ensino híbrido, com parte dos alunos em sala de aula e parte acompanhando uma transmissão ao vivo. Entre as medidas a serem adotadas, está o uso da máscara e o distanciamento mínimo de 1,5 metro.
“O protocolo tem que ser muito mais cuidado pelas escolas, mesmo porque elas são ambientes mais seguros do que qualquer outro lugar que a gente tem observado por aí”, defendeu o presidente do Sinepe.
Decreto estadual:
Decreto publicado no Diário Oficial do Paraná, nesta quarta-feira (20), autorizou a retomada das aulas presenciais em todo o estado. De acordo com o texto, que é assinado pelo governador Ratinho Junior, o retorno das atividades presenciais pode acontecer em escolas estaduais públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Estado do Paraná, e em universidades públicas, mediante ao cumprimento das medidas sanitárias previstas pela Secretaria Estadual de Saúde.
As aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020. Com o decreto, a Secretaria Estadual da Educação (Seed) deve cumprir a previsão de retorno em 18 de fevereiro. (Com Banda B).