Paraná

Acima de 30°C: fim de semana será de calor intenso em todo o Paraná

 Acima de 30°C: fim de semana será de calor intenso em todo o Paraná

O fim de semana será marcado por muito calor em todo o Paraná. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as máximas devem passar dos 25°C em todas as regiões, com aquecimento mais forte no Oeste e no Norte do Estado.

Nesta sexta-feira (5), o sol aparece entre algumas nuvens e as temperaturas sobem bastante durante a tarde, chegando perto dos 30°C. Não há previsão de chuva ou garoa. As maiores temperaturas estão previstas para Londrina, Nova Aliança do Ivaí e Iracema do Oeste, onde os termômetros passam dos 32°C. Já no Litoral, em Guaratuba, a máxima fica em 26°C.

No sábado (6), o calor aumenta e a umidade do ar fica abaixo do ideal. A Defesa Civil alerta para a importância de beber bastante água. Outras recomendações são: manter a casa arejada, evitar o sol nos horários mais quentes, reduzir atividades físicas intensas e usar roupas leves, chapéu, óculos de sol e protetor solar. Em Curitiba, a máxima chega aos 29°C. Em Nova Tebas, no Centro do Estado, passa dos 31°C, e em Figueira, no Norte Pioneiro, chega aos 32°C.

O calor intenso continua até domingo (7). Com o aumento da umidade, podem ocorrer chuvas rápidas e isoladas à tarde, algumas acompanhadas de trovoadas. As maiores temperaturas do domingo estão previstas para Nova Aliança do Ivaí (37°C), Londrina (35°C) e Iracema do Oeste (34°C).

A proximidade do verão garante mais dias com predomínio de sol no Paraná. A estação começa no dia 21 de dezembro, às 12h03. Nesta data ocorre o Solstício de Verão, ou seja, o dia em que o hemisfério Sul recebe maior incidência de luz solar no ano, por conta da inclinação do eixo da Terra. É o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

CAVADO METEOROLÓGICO – No início da próxima semana, a instabilidade deve aumentar no Paraná. Com isso, são esperadas pancadas de chuva e até tempestades, se deslocando do Oeste para o Leste. Isso ocorre devido a um sistema de baixa pressão que se forma nos países vizinhos e possibilita a formação de um ‘cavado meteorológico’. O fenômeno são correntes de vento que ajudam a formar nuvens de tempestades. O evento é considerado comum.

 

 

 

 

 

 

 

POr - AEN

SICREDI 02