Chega a 17 mil o número de ocorrências atendidas pela Copel após o temporal
Cerca de 1,8 mil eletricistas estão trabalhando na manhã deste domingo (17) nos estragos provocados pelo temporal da última semana.
Um total de 1,1 mil deles estão nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste, as mais prejudicadas pelo evento, que já é considerado o segundo mais grave enfrentado na história da empresa. Muitos deles estão longe de suas famílias ajudando nessa mobilização até que o último consumidor esteja energizado.
Desde o início do temporal, foram atendidas mais de 17 mil ocorrências em todo o Paraná, sendo que a maior concentração delas foi nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste (11,5 mil). Desde a manhã da última quinta-feira (15), 63,8 mil domicílios de todo o Paraná tiveram o fornecimento de energia restabelecido pelas equipes de emergência, manutenção e obras da Copel, que seguem trabalhando para recompor as redes elétricas danificadas pelo temporal.
Na região Oeste, até aqui foram atendidas quase 6 mil ocorrências, e restam 1.250 para atendimento. A força-tarefa segue trabalhando na reconstrução das duas redes que levam energia para Jesuítas e Iracema do Oeste, onde mais de 80 postes foram derrubados pela força dos ventos. Jesuítas contabiliza pouco mais de mil, dos 7,6 mil domicílios estão sem luz na região, e Iracema do Oeste tem 355 domicílios desligados por conta da ocorrência.
Na região Noroeste, já foram atendidas mais de 5,5 mil ocorrências e restam pouco mais de 700 para atendimento. Em torno de 12 mil domicílios encontram-se desligados, sendo que os municípios mais afetados são Terra Rica, onde continuam os trabalhos de retirada de árvores das redes elétricas; e Cafezal e Querência do Norte, onde as equipes continuam trabalhando na troca de postes quebrados e retirada de vegetação.
A Copel lembra a importância de se manter distância de fios caídos ou postes quebrados. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.