Nova Laranjeiras

Nova Laranjeiras - Primeiro chamado de 2020 de ocorrência de Lagartas Taturana - Verdadeira (LONOMIA)

Nova Laranjeiras - Primeiro chamado de 2020 de ocorrência de Lagartas Taturana -Verdadeira (LONOMIA)

Na última semana quarta dia 15, o Departamento de Vigilância Sanitária do Município de Nova Laranjeiras, recebeu chamado, sendo que o solicitante relatou a ocorrência de taturana-verdadeira (Lonomias) na Comunidade São Roque, na propriedade do Sr. Augusto Freduczevski.

 

Familiares localizaram os animais agrupados no tronco de uma arvore, próxima á residência, a Agente Comunitária de Saúde, Ângela,se dirigiu até o local informado e ao realizar visita no local, também suspeitou que fosse o inseto de importância médica, tiraram fotos e encaminharam para a Vigilância Sanitária, que identificou. Então o Biólogo Alvaro de Oliveira Branco e o Agente de Combate a Endemias Tiago Caprini se deslocaram até o local para a coleta dos animais. Foram coletados 74 insetos, que foram registrados no Sinap (Sistema de Notificação de Animais Peçonhentos) e posteriormente encaminhados para Curitiba. Cabe informar que não houve acidente.

 

Um fato é que a Sra. Jaine Freduczevski, que acompanhou a coleta, quando criança se acidentou com taturana-verdadeira (Lonomia sp), e teve que ser levada ao atendimento clínico com quadro hemorrágico, mas graças ao tratamento se recuperou bem.

 

Destacamos que a Lonomia representa um risco muito grande á população e a toxina que o inseto possui é muito forte, podendo em casos graves além de hemorragia, levar a óbito por insuficiência renal. No Ano de 2018 tivemos 7 chamados de ocorrência, três com acidentes (dois leves e um moderado com internamento). O período mais quente é quando ela mais é avistada, em grupos nos troncos das árvores, pode chegar a 7 cm, tem o corpo de cor marrom com cerdas verdes tipo galho de pinheiro.

 

É de suma importância que quando o morador encontre animais suspeitos comuniquem a Vigilância Sanitária ou os Agentes Comunitários de Saúde, essa informação permite além da coleta, o monitoramento e a ocorrência desses insetos. Podem enviar fotos já ajuda a identificar.

 

Algumas localidades que já foram encontras Lonomias no Município de Nova Laranjeiras:

 

Sede do município
Rio Guarani
Rio Bananas
Xagu 1
Xagu 2
Fazenda Velha
Linha são Roque
Divisor
Buriti

 

 

 

SICREDI 02