Nova Laranjeiras

Nova Laranjeiras - Professor da Terra Indígena do Rio das Cobras participa de Conferência de Educação Indígena

Nova Laranjeiras - Professor da Terra Indígena do Rio das Cobras participa de Conferência de Educação Indígena

Aconteceu em Brasília entre os dias 20 à 22 de março, em brasília, a II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, que teve como tema o Sistema Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos Povos Indígenas.

 

Cabe ressaltar, que antes da Etapa Nacional, foram realizadas etapas locais e regionais, que buscou avaliar os avanços, impasses e desafios da educação escolar indígena, bem como a construção de propostas para a consolidação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena.

 

O professor e liderança da Terra Indígena do Rio das Cobras, Ananias J. Veríssimo, da etnia Guarani, foi indicado durante a Conferência Regional no qual abrangeu os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo para participar desse evento. Ananias, que é docente do Col. Estadual Indígena Alberto C. Machado, diz estar muito feliz com a oportunidade, todavia, salienta que - é uma grande responsabilidade representar e definir as propostas que irão conduzir a Educação Escolar Indígena nos próximos anos no Brasil.

 

 

O chefe do NRE de Laranjeiras do Sul, Lidio dos Santos, que deu total apoio juntamente com a CECIC/SEED para a participação do docente no evento, avalia que este é um momento de análise das propostas na Educação Escolar Indígena, neste sentido ressalta “que é de suma importância contar com as pessoas que vivenciam diariamente as atividades desenvolvidas nas escolas indígenas, para que os mesmos possam estar contribuindo com novas proposições e buscando o cumprimento dos reais objetivos desta modalidade.

 

 

A CONEEI é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Fundação Nacional do Índio (Funai) e secretarias estaduais de educação.

 

 

 

Por assessoria

 

 

SICREDI 02