Nova Laranjeiras

Nova Laranjeiras - Nota de esclarecimento da Secretaria de Saúde

Nova Laranjeiras - Nota de esclarecimento da Secretaria de Saúde

Na manhã desta terça dia 03, a equipe de endemias, vigilância sanitária e vigilância epidemiológica – VIGIASUS, fizeram o fumacê, Fumacê é uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti que é o transmissor da dengue. Essa ação foi necessária devido a notificação de um caso suspeito na zona urbana do município.

 

O fumacê é uma estratégia encontrada pelo governo para controlar os mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma 'nuvem' de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que permite eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Dessa forma, esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a Zika ou a Chikungunya.

 

Embora não seja a forma mais segura de eliminar mosquitos, é bastante rápida, fácil e eficaz, tornando-se uma das principais armas usadas contra os mosquitos durante epidemias.

 

Geralmente, a dose usada em uma aplicação é segura para a saúde humana.

 

Esclarecemos que só é feito o fumacê em pontos indicados pela vigilância epidemiológica, ou seja, não é indicado para toda a até urbana ou área rural.