Nova Laranjeiras

Nova Laranjeiras - Dia D da Campanha Agosto Azul reuniu vários homens no ESF Xagu

Nova Laranjeiras - Dia D da Campanha Agosto Azul reuniu vários homens no ESF Xagu

O Dia D da Campanha Agosto Azul Saúde do Homem, foi realizado nesta terça dia 20, na USF Xagu.

 


A ação promovida pela Prefeitura de Nova Laranjeiras , por meio da Secretaria de Saúde, ofereceu testes rápidos de HIV, Hepatite B, exame laboratorial da próstata, glicemia, colesterol, avaliação nutricional e bucal, solicitação de exames, aferição de sinais vitais, bem como, atendimentos realizados pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) com Psicóloga, Nutricionista e Fisioterapeuta.

 

Vários homens participaram das atividades do Dia D onde receberam orientações e informações sobre a qualidade de vida do homem, cuidados com o corpo, importância da atividade física e da manutenção da saúde através de exames periódicos, informações sobre câncer de próstata, dentre outras.

 

A secretária municipal de Saúde, Eroilda Alves de Oliveira (Roi), explicou que as temáticas dos meses têm o intuito de despertar as pessoas sobre a promoção da saúde e, o mês de agosto, voltado aos cuidados com os homens, vem alcançando ótima participação do público-alvo da campanha.

 

“A prevenção é a meta das políticas públicas em saúde, por isso, a Secretaria cumpre todo o calendário de campanhas proposto pelo Ministério, incentivando a população a ser saudável, facilitando o acesso aos exames e, quando necessário, aos medicamentos e tratamentos. Além disso, traça suas próprias ações e estratégias para alcançar esse intuito”, afirmou Roi.

 

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica em Saúde Elineusa Gomes Fortuna . “Nossa intenção é promovermos atividades de orientação e oferecermos testes rápidos para sabermos como está a saúde dos homens. Por isso, para o Dia D, levamos um pouco de cada serviço que a secretaria oferece e, quem ainda não foi realizar seus exames, pode procurar a UBS de sua comunidade”, disse Elineusa.

 

O Prefeito José Lineu Gomes, enalteceu a importância dos cuidados com a saúde. “Os testes rápidos são maneiras de agilizar e simplificar os diagnósticos, pois a maioria das doenças, quando rapidamente detectadas possuem tratamentos mais fáceis e chances maiores de cura. O mês de agosto é dedicado aos homens e nós precisamos ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios, abandonar vícios, como o cigarro e álcool, controlar o peso e buscar ter uma vida saudável, realizando, periodicamente, os exames necessários”, disse o Prefeito.

 

 

 

 

SICREDI 02