Nova Laranjeiras

Nova Laranjeiras - Administração Municipal divulga cronograma de Ações do Setembro Amarelo

Nova Laranjeiras - Administração Municipal divulga cronograma de Ações do Setembro Amarelo

Durante todo o mês serão realizadas mais ações voltadas para prevenção do suicídio promovidas pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social do Município de Nova Laranjeiras.

 

A prevenção do suicídio é uma política pública (portaria 1.876 de 14/08/2016), que tem como uma de suas estratégias para prevenção, a qualificação de profissionais de saúde na gestão e atenção, por isso, a campanha do setembro amarelo se iniciou em Nova Laranjeiras, com ações de capacitação para os profissionais do NASF e enfermeiros da Atenção Básica promovida pela equipe do CAPS em parceria com a Secretaria de Saúde.

 

No dia 17 de setembro está agendado palestra com os idosos no clube da terceira idade da sede a partir das 13:30h

Dia 18 de setembro palestra com os idosos no clube da terceira idade do Rio Guarani a partir das 14:00h

Dia 19 de setembro está agendado palestra com os idosos do Rio da Prata no Pavilhão da Igreja partir das 13:30h Prata

Todas as palestras serão ministradas pela psicóloga Thalita Oneta Muller

No dia 19 de setembro a partir das 15:00h a Secretaria de Saúde agendou capacitação dos ACS na abordagem aos pacientes em Ideação/ Tentativa Suicídio e Automutilação

No dia 26 de setembro está programado um Pedágio em frente ao Supermercado Ponto certo com inicio marcado para as 13:00h

 

Também está no cronograma, uma ação de Panfletagem que será realizada no Colégio Rui Barbosa, a data e horário estão sendo discutidos e assim que forem definidos estará sendo informado.

 

O suicídio é um sério problema de saúde pública mundial que demanda a atenção de toda a sociedade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) , o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos. Por esta razão, durante o mês de setembro é realizada a campanha do setembro amarelo com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do suicídio, e Nova Laranjeiras também faz parte desta Campanha.

 

 

 

 

SICREDI 02