Na última semana foram concluídos os serviços com material fresado compactado no acesso a cidade de Ibema. Um compromisso cumprido.
Relembrando:
No dia 21 janeiro deste ano o Deputado Estadual Gugu Bueno (PL), visitou o município de Ibema e dentre o roteiro da visita, o Deputado esteve no acesso da cidade e acompanhou a precariedade e descaso que se encontrava o perímetro e também conversou com os comerciantes das proximidades ouvindo as reivindicações para as readequações futuras no local, visando a melhoria na sinalização e melhor condições de tráfego no acesso.
Na data o Deputado foi acompanhado pela Prefeita Viviane Comiran, Presidente da Câmara Dionathan Santos (PL), Vice - Presidente da Câmara Dilso Padilha (DEM), Presidente do Partido Liberal de Ibema Valdevino Santos, Servidor Público Rafael Gomes Rocha, Engenheira Civil Ana Paula Lenz, Secretário de Administração e Finanças Valtuir José Comiran Junior, Secretário de Viação, Obras e Urbanismo Altair Teles e Secretário de Planejamento e Chefe de Gabinete Gildo Santos.
Os comerciantes das proximidades reivindicavam as melhorias no acesso a cidade a cerca de 15 anos.
Atualidade: Início dos serviços e Conclusão:
De imediato logo que a atual administração assumiu iniciou-se os planos estratégicos dos trabalhos e através de esforços do Deputado Estadual Gugu Bueno (PL), em conjunto com a Prefeita Viviane Comiran e demais colaboradores, foi adquirido a malha asfáltica (material fresado) junto a Secretaria de Infraestrutura do Estado e logo os trabalhos iniciaram.
A Prefeita Viviane Comiran destaca “Queremos agradecer ao Deputado Gugu Bueno que de pronto atendeu Ibema e em especial atendeu as reivindicações dos comerciantes das proximidades e graças aos esforços em conjunto com os servidores públicos e minha equipe administrativa, conseguimos concluir os serviços de melhoria do acesso de nossa cidade. Sendo assim resolvemos com a problemática que se arrastava há anos e com isso melhoramos a imagem referencial do município, a trafegabilidade e em breve teremos muito mais obras e serviços a serem executados” finalizou a Prefeita.
(Fotos: Assessoria).
Neste domingo dia 02, por volta das 16h30min, a equipe PM realizava patrulhamento no intuito de localizar o autor de um furto de celular ocorrido na cidade, sendo que na Rua Rio Grande do Norte X Rua Paranavaí visualizou um indivíduo com as vestes da mesma cor informada pela vítima do furto.
Com isso, foi realizado a abordagem policial a um indivíduo e durante busca pessoal foi localizado em sua cintura uma arma de fogo de fabricação caseira municiada com uma munição de calibre .22.
Na sequência o abordado foi identificado como D.Z.S.
Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao mesmo pelo Crime de Porte ilegal de Arma de Fogo, na sequência a equipe deslocou até o endereço da vítima do furto; no entanto a vítima não reconheceu o abordado como sendo o autor.
Posteriormente o indivíduo juntamente com a arma apreendida foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil de Guaraniaçu, onde ficou a disposição da justiça.
Neste domingo dia 02 de maio, por volta das 16h15min, a Sra. A.S.S. moradora no Bairro Fátima, entrou em contato com a equipe PM de Ibema e relatou que estava em sua residência com o portão aberto e quando percebeu que um indivíduo estava em sua porta, ao questioná-lo ele pediu um copo de água.
Ao buscar a água o indivíduo furtou um aparelho celular (Motorola E5 Plus) que estava sobre o sofá.
Posterior a isso ele se evadiu tomando rumo ignorado.
Na sequência a equipe deslocou até o endereço da vítima que confirmou os fatos e relatou ainda que segundo informações da vítima o indivíduo trajava roupas de cor cinzas, as quais estavam bem sujas.
A equipe então fez buscas pelas imediações, mas não localizou o referindo autor, na sequência foi elaborado o Boletim de Ocorrência.
Secretaria de Planejamento:
“A Secretaria de Planejamento tem a missão de promover o desenvolvimento econômico, social, cultural e ecológico, uma gestão eficiente, melhoria do gasto público e a ampliação dos investimentos com efeitos imediatos, visando à oferta de bens e serviços de qualidade aos cidadãos Ibemenses. O trabalho em conjunto com as Secretarias proporciona um amplo diálogo das necessidades do Povo, nestes 100 dias de Gestão também concluímos o debate e alterações do Plano Diretor Municipal (PDM), onde podemos afirmar que é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.
O Estatuto da Cidade (Lei Nacional nº 10.257/2001),determina que, pelo menos, a cada 10 (dez) anos, os planos diretores devem ser revistos” destaca o Secretário de Planejamento e Chefe de Gabinete Gildo Santos.
Viação, Obras e Urbanismo:
“A Secretaria de Viação Obras e Urbanismo são responsáveis por operacionalizar e supervisionar os serviços urbanos e rurais, nesses 100 dias de Gestão foi planejado um cronograma de ações urgentes e executado melhorias nas estradas rurais para o escoamento da safra e outros cultivos dos agricultores nas Linhas Campo Sales, Pouso Alegre, Linha Tapuí, Linha da Alegria, Linha Izolina, Linha Cristópolis e Agro Ibema.
Dentre outros serviços foram limpos e feitos buracos de silagem e manutenção em bueiros em toda a cidade. Também proporcionamos aos munícipes o melhoramento das Ruas nos bairros: Bairro Fátima, Napoli, Jardim União e Centro da cidade. Também realizamos melhorias em calçadas e bocas de lobos. Ainda conforme solicitações de munícipes foram entregues cargas de terra e feito terraplanagens, realizamos instalações e manutenção da iluminação pública, zelando por sua conservação’’ informou o Secretário de Viação, Obras e Urbanismo Altair Teles.
Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente:
“Nossos trabalhos estão visando o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável. Dentre algumas ações, a Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Ibema já forneceu 02 toneladas de alimentos saudáveis para distribuição as famílias vulneráveis e instituições alicerçados em programas da CONAB e compra direta para a merenda escolar.
Buscamos parcerias para melhorar a renda dos produtores e firmamos contratos com várias esferas, em especial com IDR (Instituto de Desenvolvimento do Paraná, antiga EMATER) que fornecem suporte técnico para Ibema. Reorganizamos os serviços e já divulgamos o cronograma de limpeza das vias públicas e prédios públicos, dentre as dificuldades, ainda tivemos um período chuvoso nos 30 primeiros dias do ano dificultando alguns trabalhos, mas mesmo assim foram coletados no período de 90 dias cerca 210 toneladas de lixo orgânico e aproximadamente 100 cúbicos de resíduos sólidos volumosos (móveis e outros), cortes de gramas, jardinagem, coleta de galhos e entulhos.
Com o apoio da Associação que coleta e fazem a triagem do material reciclável conseguiu-se entregar 14 toneladas de material reciclável, durante esse período avançou-se muito no fortalecimento da Associação de Reciclável, em especial com o suporte na comercialização dos materiais processados, aumentando a renda dos agentes ecológicos/colaboradores em um percentual de relevância, desse modo, incentivando a permanência dos mesmos na atividade. Também encaminhamos um projeto de grande importância para a Câmara Municipal para agregar Legalidade aos trabalhos dos agentes ecológicos/colaboradores, o qual foi debatido com presteza, responsabilidade e aprovado por unanimidade”. Finalizou o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Sérgio Souza. (Com Assessoria).
A Sanepar informa que, devido a queima da bomba de uma estação elevatória de água em Ibema neste domingo dia (11), pode haver falta de água e/ou redução de pressão na rede, principalmente nas partes altas da cidade.
Equipes da Sanepar trabalham para resolver o problema. A previsão é de que o abastecimento normalize, gradativamente, no período da tarde desta segunda dia (12).
Em situações como essa a Sanepar pede aos clientes que façam uso econômico da água, priorizando higiene e alimentação.
Podem ficar sem água clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br (Com Assessoria Sanepar).
Durante as ações operacionais na noite desta sexta dia 09, a equipe do Choque após várias diligências abordaram um indivíduo que estava em um veículo transitando em alta velocidade no centro da cidade.
Nas buscas no interior do veículo foram encontrados um revólver calibre 38, com seis munições intactas.
Na sequência, já na residência do suspeito, foram encontradas mais 10 munições do mesmo calibre.
O indivíduo, arma e munições foram entregues na Delegacia de Polícia Civil de Guaraniaçu para as devidas providências judiciárias.