Ibema

Ibema - Lei amplia incentivos à agricultura

Ibema - Lei amplia incentivos à agricultura

Um projeto do executivo acaba de ganhar um reforço importante com a aprovação, pela Câmara de Vereadores.

 

O projeto agora lei número 299/2017, garante incentivos à construção de estruturas físicas rurais como aviários, pocilgas e estrebarias.


O prefeito Adelar Arrosi informa que a lei trará inúmeros benefícios para a comunidade. Haverá conseqüências diretas nas atividades primárias, com geração de mais renda aos produtores, e impacto positivo na receita pública de Ibema. Todavia, um dos aspectos mais consistentes contidos na matéria aprovada pelo Legislativo, conforme o gestor público, é assegurar caminhos sólidos para conter e enfrentar de maneira definitiva o êxodo rural.

 

“Trocar o campo pela cidade raramente é uma boa escolha. Por isso, precisamos criar todas as condições para que as famílias de agricultores vivam bem e tenham qualidade de vida no campo”, ressalta Adelar.

 

A lei que passa a ser empregada pela prefeitura define que o município poderá arcar com até 70% dos custos das horas-máquinas necessárias para a terraplenagem em áreas escolhidas para abrigar aviários, chiqueirões e leiterias. O benefício é exclusivo aos agricultores devidamente inscritos no município de Ibema e que tenham o bloco de produtor rural.

 

Adelar Arrosi lembra, no entanto, que a aplicação dos incentivos depende de outro fator importante, que é a prefeitura contar com dotação específica e ter em caixa recursos para financiar o programa. Para usufruir do que prevê a lei, o produtor deve apresentar requerimento informando o serviço necessário, bem como documentos que comprovem a devida exploração comercial da propriedade.

 

O prefeito Adelar Arrosi informa que o VBP (Valor Bruto de Produção) de Ibema é de R$ 93,2 milhões e que a intenção, a partir de ações como a contidas na lei de número 299/2017, é elevar esse faturamento em pelo menos 15%.

 

“E queremos alcançar essa meta, que é ousada sim, já no exercício financeiro de 2018. Todos vamos trabalhar muito para que isso ocorra”, afirma o gestor público municipal de Ibema.

 

 

 

Por assessoria

 

 

SICREDI 02
ULIFARMA