Ibema - Município usa georreferenciamento para atualizar o seu cadastral imobiliário
Recursos tecnológicos modernos são empregados pela administração pública de Ibema para buscar informações, diagnósticos e tornar, gradativamente, ainda melhores os serviços públicos prestados à comunidade.
Os avanços, de acordo com o prefeito Adelar Arrosi (PSDB), precisam ser corretamente empregados para que os setores públicos, a exemplo do que acontece em larga escala com o privado, acompanhem as mudanças que há pelo menos 20 anos alcançam a humanidade de forma rápida e surpreendente.
Uma dessas tecnologias é o georreferenciamento, a evolução dos antigos trabalhos de mapeamentos de áreas urbanas e também rurais. Essa ferramenta eletrônica passa a ser empregada pelo Governo de Ibema para ter em mãos, em pouco tempo, estudos ainda mais precisos e completos sobre a realidade do território do município.
“A tecnologia é uma aliada, que facilita a vida das pessoas e também de órgãos criados para atender às mais diversas demandas sociais”, conforme Adelar Arrosi, animado com as possibilidades que esse instrumento vai oferecer à comunidade.
Veja Também:
O georreferenciamento permite acesso ao seguinte: localização de cada lote com as suas respectivas medidas, tamanho de cada unidade construída em cada lote, tipo de construção (alvenaria, madeira ou mista), se é edificação térrea ou se tem mais de um pavimento, qual é a atividade do imóvel (residencial, comercial, público, escolar etc), se há em cada imóvel benfeitorias como rede de água, luz e coleta de lixo, se a rua é asfaltada, tem calçamento poliédrico, cascalho ou é de terra.
O estudo também identifica se há calçada (passeio), apura quem é o proprietário ou morador do respectivo imóvel e faz mapa atualizado e revisado do perímetro urbano, inclusive com imagens aéreas. De acordo com Adelar Arrosi, todos esses dados serão utilizados para atualizar o cadastro imobiliário de Ibema.
As informações vão ser acrescentadas inclusive com imagens aéreas atuais e de alta definição. “Com esse recurso tão abrangente e preciso em mãos, teremos ainda mais condições de proceder de forma correta e exata nos lançamentos a título de IPTU, taxas de melhorias, alvará e outros”, diz Adelar Arrosi.
Por Assessoria