Guaraniaçu - Super 500 está entre as empresas que conquistam Selo Alimentos do Paraná
Chancela reconhece itens como gestão empresarial, segurança e qualidade alimentar dos produtos paranaenses
Após consultorias, treinamentos e capacitações, pequenas empresas da região oeste conquistaram o Selo Alimentos do Paraná. A chancela reconhece a eficiência na gestão, segurança e qualidade alimentar de produtos de agroindústrias, indústrias e empreendimentos que beneficiam alimentos e bebidas de pequeno porte. Dessa forma, segundo o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, o Selo é um reconhecimento importante tanto para as empresas quanto para os consumidores.
“As empresas passam por auditorias e realizam diversos treinamentos e adequações para receberem a chancela. Dessa forma, além de atestar que é um produto paranaense, o Selo Alimentos do Paraná também garante a procedência e a qualidade dos produtos que estão sendo consumidos”, explica Durso.
Há dois anos, a Gimores Alimentos, de Cascavel, figura entre as chanceladas. Para tal reconhecimento, no entanto, a sócia-proprietária, Ana Paula Silva, ressalta que muitos investimentos foram feitos. Afinal, a empresa começou na casa da família e era preciso profissionalizar os processos para que os produtos ganhassem espaço no mercado.
“Era tudo muito informal. Quando entramos no Programa Selo Alimentos do Paraná, fomos alertados sobre a necessidade de modificar todos esses processos internos e pudemos compreender que a gestão interfere na qualidade dos produtos. Dessa forma, formalizamos as rotinas e temos mais controle sobre o que acontece dentro da empresa”, relata Ana Paula.
Com as adequações feitas para a conquista do Selo Alimentos do Paraná, a empresa também pode conquistar o Selo do SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Hoje, portanto, a Gimores tem pontos de revenda nos seguintes estados: Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
“Somos muito gratos às equipes do Sebrae que nos informaram durante esse período. O Selo abriu portas para expandirmos o mercado e estamos empolgados com as possibilidades de crescimento”, enfatiza a empresária.
Selo Alimentos do Paraná:
Super 500 está entre as empresas que conquistam Selo Alimentos do Paraná:
Na região oeste, as empresas são chanceladas são: Adipro, Tia Mari Massas, Nutrifort, de Toledo; Oficina do Sorvete, de Foz do Iguaçu; Pães Casa Bella, de Medianeira; Panificadora Vila Cancelli, Pasa Espetinhos Artesanais, Terra Mate, Seleção Monjoleiro e Gimores Alimentos, de Cascavel; Império das Massas, ProSaúde e Pegue Mais, de Marechal Cândido Rondon; Frigorosa, de Nova Santa Rosa; Linguiças Passarin, de Laranjeiras do Sul; Samollé, de Quatro Pontes; Super 500 de Guaraniaçu; Temperbom, de Santa Tereza do Oeste; Coofamel, de Santa Helena.
O Programa do Selo Alimentos do Paraná é uma realização do Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). No cronograma, as empresas interessadas em obter o Selo participam de atividades como capacitações, treinamentos e consultorias, num período que pode durar entre 5 e 10 meses.
Depois, ocorre a fase de avaliações junto ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que analisa questões como qualidade dos processos, gestão empresarial, análises laboratoriais dos produtos e auditorias. Os empreendimentos que receberem as melhores pontuações são premiados com o Selo. A metodologia segue as normas sanitárias vigentes e o MEG – Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). (Com Assessoria SEBRAE).