Guaraniaçu

Guaraniaçu - Quinze propriedades com potencial turístico recebem placas de identificação

Guaraniaçu - Quinze propriedades com potencial turístico recebem placas de identificação

Propriedades rurais destinadas ao turismo rural dos municípios de Cascavel, Ubiratã e Guaraniaçu, estão ganhando maior visibilidade com a sinalização através de placas e com a criação de um aplicativo que facilita o acesso dos visitantes.

 

O projeto-piloto contemplou 45 propriedades rurais – 15 em cada um dos municípios. A intenção foi desenvolver uma metodologia que possa ser replicada em outros locais que tenham interesse em aderir à iniciativa. A proposta foi uma das sete selecionadas do ConectaDEL para receber cofinanciamento da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para implementação.

 

A coordenadora técnica responsável pelo projeto e professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Luciana Oliveira de Fariña, explica que a ideia do projeto surgiu a partir da necessidade levantada pelos próprios municípios durante o curso do ConectaDEL. Luciana e o professor Jerry Adrian Johann, também da Unioeste, se apresentaram como potenciais colaboradores. “Então fizemos essa associação para montar esse projeto com essa finalidade específica”, comenta a coordenadora.

 

O objetivo do projeto foi reunir as informações sobre essas propriedades rurais e criar o aplicativo para celular e uma versão também para o computador que permita ao turista encontrar esses locais sem precisar ficar pedindo informações. “O aplicativo vai categorizar os tipos de turismo rural, como hospedagem, pesque-pague, acampamento, caminhada, e as rotas de acesso que estarão disponíveis por georreferenciamento do Google Maps”, conta Luciana.

 

Dessa forma, segundo ela, os locais terão uma melhor divulgação e, consequentemente, proporcionará um maior desenvolvimento à região. “O projeto tem como parceiros a Unioeste – Campus Cascavel, a Prefeitura de Ubiratã, a Prefeitura de Cascavel a Prefeitura de Guaraniaçu e a Agência de Desenvolvimento Turístico Oeste do Paraná (Adetur-Oeste).

 

"Essa parceria prevê que o município invista na sinalização para o acesso a esses locais, o que estamos fazendo hoje com a entrega dessas placas de localização dos caminhos que serão indicados no georreferenciamento", disse o prefeito Osmário Portela.

 

O Ex Secretário de Indústria, Comércio e Turismo e atual Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal, Marcelo Corona, que coordenou o projeto durante o período em que esteve a frente da secretaria, disse que a parceria com o GTUR, Secretaria da Agricultura, EMATER, governo municipal como um todo, foi fundamental para o sucesso até aqui. Isso é fruto de um esforço conjunto que traz resultados importantes para um setor que tanto precisa de visibilidade e apoio.

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02
ULIFARMA