Guaraniaçu - Programa sobre justiça e cidadania é desenvolvido pelo Poder Judiciário
O Poder Judiciário da Comarca de Guaraniaçu desenvolve o programa "Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola", cujo objetivo é a realização de atividades dirigidas aos alunos de sextas séries.
Os alunos que estarão participando do projeto são os das sextas séries da Escola Estadual Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, que terão a orientação de magistrados, promotores de justiça, advogados, autoridades policiais, além de membros dos poderes executivo e legislativo, que serão convidados.
Os convidados explicarão aos alunos os seus papeis na sociedade e como integrantes das instituições, transmitem noções de justiça e cidadania.
Dra. Regiane Tonet dos Santos, Juíza de Guaraniaçu, entregando o material a diretora da escola, Tatiane Zanin
Como as crianças são agentes multiplicadoras de informação, o programa possibilitará a difusão desses conhecimentos aos familiares e à comunidade, além de conscientizar sobre os direitos e deveres bem como a forma de exercê-los.
Antes das visitas na escola pelos voluntários participantes, estão sendo entregues aos alunos, cartilhas ilustradas, com o intuito de introduzir os primeiros conceitos de cidadania e do funcionamento do poder Judiciário e demais organismos. Material este, que será trabalhado pelos professores durante o desenvolvimento do projeto.
Dra. Regiane, explicando aos alunos como se desenvolverá o projeto
Na etapa subsequente, os alunos visitarão o Fórum de Justiça para que, além de conhecer o espaço, recebam informações sobre as funções e a composição do Poder Judiciário de forma prática e eficiente.
Por fim, o projeto é encerrado com uma produção cultural realizada pelos alunos, contando com concurso de redação, peça teatral, apresentações musicais, entre outros. Tudo contendo em seu roteiro alusões aos fatos por eles conhecidos e trabalhados.
Avaliado o trabalho, será ofertada medalhas, como premiação, aos primeiros colocados sendo que no final de todo o processo será entregue à escola participante uma placa de participação no programa.
Veja Também: