Guaraniaçu

Guaraniaçu - Prefeito entrega desencarcerador para a Defesa Civil

Guaraniaçu - Prefeito entrega desencarcerador para a Defesa Civil

Em solenidade ocorrida nesta manhã na Defesa Civil, o prefeito Osmário Portela repassou para aquela corporação, o desencarcerador adquirido recentemente pela prefeitura no valor de R$ 68.000,00, recursos da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio de emenda impositiva da Câmara Municipal.

 

Desencarceramento é o nome dado à operação de salvamento que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem.

 

O equipamento entregue hoje para a Defesa Civil permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou qualquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor.

 

O desencarcerador pode ser em forma de tesoura, cunha, ou cilindro. Quando utilizado na forma de tesoura, o material que estiver prendendo a vítima a ser socorrida é cortado. Quando é utilizada a cunha, o objetivo é encontrar uma pequena brecha, inserir a cunha, e ao acionar o motor, a cunha vai abrindo espaço necessário para retirada da vítima ou outro serviço.

 

Estiveram presentes à solenidade de hoje, que contou com uma simulação de salvamento com a utilização do desencarcerador, além do prefeito Osmário Portela, os vereadores Odair José e Elizeu Duarte, senhora Ivone Fabrício, secretária municipal de saúde, Carlinhos Cassemiro, secretário de Administração, Marcelo Corona, assessor de comunicação da prefeitura, enfermeira Elisabete Firmino, Comandante da Defesa Civil de Guaraniaçu, Sargento Saraiva, Tenente Coronel Marcelo, comandante do 3° Comando Regional do Corpo de Bombeiros, Major Araújo, Comandante do 4° Grupamento de Bombeiros, Tenente Merlo, Tenente Israel, oficiais do 3° CRBM e demais integrantes da Defesa Civil.

 

Ao fazer uso da palavra, o prefeito enalteceu o trabalho da Defesa Civil local e disse de sua convicção de que farão o melhor uso deste equipamento tão importante para salvar vidas.

 

 

 

 

 

SICREDI 02
ULIFARMA