Guaraniaçu

Guaraniaçu - Obras de Revitalização na Sepultura Santa estão a todo vapor!

Guaraniaçu - Obras de Revitalização na Sepultura Santa estão a todo vapor!

As obras para revitalização da Gruta conhecida como Sepultura Santa, localizada na comunidade de Barra Bonita, segue em ritmo acelerado. Sua inauguração está prevista para o dia 15 de Novembro e fará parte das atrações programadas para comemorar os 68 Anos de emancipação política e administrativa do Município.

 

Na tarde desta terça dia 23, o Pároco Frei Valdevan Correa acompanhado pelo prefeito Osmário Portela e pelo vice-prefeito José Gracioso, estiveram verificando o andamento das obras.

 

História:

 

Reza a lenda que o casal Benício de Souza Leal e Geraldina de Souza Leal que residia no distrito do Bormann, fugindo para não morrer em decorrência da Revolução de 1924, foi obrigado a fugir mata adentro e fugindo dos revoltosos procuraram abrigo em uma gruta a qual tinha uma fonte de água, momento em que Geraldina que se encontrava grávida do terceiro filho, foi tomar água e acabou picada por um cobra cascavel.

 

Conta à lenda que o casal conseguiu caminhar por cerca de quinhentos metros, quando ela veio a óbito. Seu esposo abriu uma cova “rasa” com um facão e a sepultou, buscando abrigo em casas aos arredores.

 

Mais adiante quando a guerra cessou, ele voltou ao local na companhia de algumas pessoas para realizar um sepultamento mais digno a sua esposa, e, a encontrou fora da cova com uma criança no envolto dos seus braços (ambas em vida). Foi então que mãe e filho foram sepultados na mesma cova e aquele ponto passou a ser freqüentado por centenas de pessoas que viram o sinal de um possível milagre passando a serem devotos de Geraldina.

 

Ela nasceu 02 de novembro 1894 e faleceu em 15 novembro 1924. A Igreja Católica através de seus padres da Diocesse de Laranjeiras do Sul, estiveram no local e na realizaram um trabalho investigativo a respeito de todos os comentários da época e constataram a veracidade dos fatos.

 

Ao visitar o túmulo, nos dias atuais verifica-se a presença de inúmeros objetos deixados pelos fieis entendendo-se, que os mesmos alcançaram a graça a ela solicitada.

 

A inauguração será marcada pela realização da primeira romaria com destino a Gruta Sepultura Santa no dia 15 de Novembro com a saída às 06 horas de frente a Igreja Matriz. Serão quatro modalidades de romaria entre as quais, a pé, a cavalo, de bicicleta e de moto. Os interessados em participar devem fazer suas inscrições no escritório administrativo da Igreja Matriz.

 

Segundo o prefeito um dos objetivos da obra é incentivar o turismo religioso no Município atraindo romeiros de todas as partes do País e do exterior. Além da revitalização da Gruta Sepultura Santa, também está em análise, à construção de uma das maiores imagens do Cristo Redentor.

 

 

 

 

SICREDI 02
ULIFARMA