Guaraniaçu - Município estuda liberar a reabertura do Comércio Local
Próximo passo será trabalhar na formatação de um novo DECRETO MUNICIPAL que divulgará novas regras para a possível reabertura do comércio local.
A confirmação da reabertura dos estabelecimentos comerciais ainda dependerá de uma nova reunião, onde será apresentado o novo documento que contará com sugestões do Comitê de Enfrentamento a COVID-19, que por sua vez, segue todos os Protocolos indicados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde do Estado e do Município e da própria Associação Comercial e Empresarial. Após us formatação, o documento será analisado pelo Ministério Público (como órgão fiscalizador).
A reunião aconteceu ao final da tarde desta sexta-feira 03. Participaram representantes do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Associação Comercial e Empresarial e do Comitê de Enfrentamento a COVID-19.
“É uma situação nova e excepcional que requer medidas novas e excepcionais”, disse o Prefeito Osmário Portela, afirmando estar muito preocupado com a saúde da população e com a situação do empresariado que estão com seus comércios fechados evitando aglomerações de pessoas.
Guaraniaçu encontra-se de certa forma, confortável em relação ao Coronavirus devido ao trabalho já realizado pelos profissionais da área de Saúde que merecem nosso respeito e gratidão, disse o Prefeito.
O novo DECRETO MUNICIPAL deverá apontar medidas de segurança à saúde, além, de estabelecer horário e formas de atendimento aos clientes por parte das empresas.
Durante o evento, o empresário Fabio Zortea, representante da empresa Ibema Confecções, com filial em Guaraniaçu, onde emprega atualmente 37 pessoas, fez a doação de 500 (quinhentas) máscaras de tecido para uso mecânico (não homologadas) e que podem ser utilizadas no atendimento público por profissionais do setor de saúde ou pacientes com casos suspeitos e que se encontram em isolamento domiciliar.
O mais provável é que na próxima segunda-feira 06, o novo DECRETO MUNICIPAL possa ser divulgado e que a partir de terça-feira 07, os comerciantes possam cumprindo com as medidas recomendadas, reabrir seus estabelecimentos.