Guaraniaçu

Guaraniaçu - Lideranças se reúnem para debater ações contra o Coronavírus

Guaraniaçu - Lideranças se reúnem para debater ações contra o Coronavírus

O Governo Municipal por meio do Comitê de Operações de Emergência no enfrentamento ao COVID-19 reuniu na tarde desta quinta-feira 26, representes poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, Associação Comercial, Ministério Público, Corpo de Bombeiros por meio da Unidade da Defesa Civil, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e demais convidados, para debater o protocolo indicado pelo Ministério da Saúde no combate ao Coronavírus.

 

Durante o evento, foi realizada pelo representante do Corpo de Bombeiros, responsável pela Unidade de Defesa Civil em Guaraniaçu, Sargento Paulo Cesar Saraiva da Silva, a apresentação à sociedade civil organizada sobre o Sistema de Comando de Incidentes e o quando de seu acionamento, neste caso específico, ações no enfrentamento da pandemia do Covid-19.

 

A Coordenadora do Comitê de enfrentamento do Covid-19, Dra. Soraia Argenton Rahman Gutierrez, explicou como será divulgado o Informe Epidemiológico e também, como deverá se estender todo o protocolo de ações, no caso do possível surgimento de casos do Coronavirus aqui em Guaraniaçu.

 

Boletim atualizado:

 

Guaraniaçu apresenta 03 casos suspeitos para o novo Covid-19, os testes foram devidamente aplicados conforme preconiza o Ministério da Saúde e aguardam confirmação se positivo ou não.

 

Destes três casos suspeitos, dois são considerados leves e os pacientes estão em isolamento familiar, ou seja, na própria residência e um caso, considerado moderado, em que o paciente encontrasse internado no Hospital Santo Antônio.


Outros 20 casos, estão com sintoma gripal e também estão em monitoramento pela equipe do Comitê de Enfrentamento a Pandemia do Covid-19.

 

Decreto Municipal:

 

Outro assunto tratado, foi a possível manutenção ou revogação do Decreto Municipal, que estabelece o fechamento do comércio local, com exceção de alguns seguimentos ligados a gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, medicamentos e postos de combustíveis além do distanciamento social.

 

O entendimento é para manutenção temporária do Decreto, a fim de evitar o colapso no setor de Saúde e minimizar os riscos a população.

 

Ministério Público - Preços Abusivos nós Alimentos:

 

O Promotor de Justiça, representante do Ministério Público do Estado do Paraná, na Comarca de Guaraniaçu, Dr. Leone Nivaldo Gonçalves, abordou sobre a possibilidade da prática de Preços abusivos pelos estabelecimentos comercias, considerados crime contra a economia popular, para que se for detectado tal prática, o cidadão faça a denúncia ao MP que as devidas medidas serão adotadas.

 

Poder Judiciário:

 

A Dra. Regiane Tonet dos Santos, Juíza de Direito na Comarca de Guaraniaçu, enfatizou que o Fórum, continua com seus serviços internos com as mesmas ações praticadas em dias normais de trabalho e mantém seus serviços estando à disposição da população.

 

A Juíza anunciou que solicitou ao Fundo Estadual de Saúde, a transferência como forma de colaboração financeira na ordem de R$ 450 mil reais, dinheiro proveniente do cumprimento de penas de prestação pecuniária cumprida na Comarca. Estes recursos deverão utilizados pelo Município, na aquisição de materiais e equipamentos médicos necessários ao enfrentamento do Coronavirus.

 

A Secretaria de Saúde informa que os principais são sintomas conhecidos até o momento são: Febre, Tosse e Dificuldade para respirar. As pessoas que apresentarem tais sintomas devem entrar em contato pelos Telefones da Secretaria Municipal de Saúde nós números 3232-1717 ramal 40 ou (45) 9 8405-0322.

 

 

 

SICREDI 02
ULIFARMA