Guaraniaçu - Secretaria de Finanças do Município realiza reunião com os servidores para alinhavar os procedimentos de encerramento do exercício de 2021 e o planejamento para 2022
A Secretaria de Finanças do Município de Guaraniaçu realizou na tarde desta quinta-feira (25 de novembro), uma importante reunião com os servidores que assessoram as secretarias e os departamentos de contabilidade, licitação, controle interno, engenharia, tributação, compras e auditoria, para alinhavar os procedimentos de encerramento do exercício de 2021 e o planejamento para 2022, no que diz respeito a execução orçamentária, financeira e acompanhamento de contratos.
O processo de encerramento do exercício, notadamente sob o aspecto orçamentário, fiscal e contábil é de importância fundamental no processo de prestação de contas de governo e de gestão. Além do atendimento dos diversos limites e restrições estabelecidas pela Lei Complementar nº 101/2000, do cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, o levantamento das demonstrações contábeis deve atender às orientações e determinações do Tribunal de Contas do Estado do ParanáTCEPR.
O Secretário de Finanças, João Batista Almeida comentou que o departamento está aplicando Compliance no atendimento aos fundamentos constitucionais da Lei 4320/64, da Lei de Responsabilidade Fiscal, das Normativas do Tribunal de Contas, das imposições da Lei Orgânica Municipal e obediência às leis orçamentárias local, ou seja, a exata compreensão do conjunto de normas e procedimentos que contribui para a melhoria dos padrões de eficiência no processo de Encerramento do Exercício de 2021 e a consequente Abertura do Exercício de 2022.
Seguindo esses procedimentos, que é a orientação do Prefeito Osmário de Lima Portela, o município gera informação confiável e de qualidade ao Tribunal de Contas e principalmente à sociedade.
Diante de tantas ações e procedimentos a serem observados, a adoção de tecnologias que tornem os processos internos mais rápidos, resguardando qualidade e segurança das informações, torna-se fundamental. É nesse sentido que os Sistemas de Gestão Pública ganham um papel fundamental na rotina dos gestores municipais.
Em sintonia com esses princípios, o município de Guaraniaçu, considerando o Decreto nº 10.540, de 05 de novembro de 2020, que instituiu o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle – SIAFIC, com o objetivo de assegurar a transparência da gestão fiscal de todos os entes federativos. Nos próximos dias o Município, o Legislativo e o Fundo de Previdência lançarão em conjunto um edital inovador no Sistema de Gestão Pública atendendo o decreto do SIAFIC.
“Todo grande sucesso só é alcançado se acreditamos nele, é necessário pensar positivo sempre. Precisamos mentalizar o que queremos e traçar planos para alcançar esses objetivos. Sabemos que o caminho do sucesso é árduo e exige muito empenho, mais acreditamos que alcançaremos todos nossos objetivos. Acreditamos na Eficiência, Eficácia e Efetividade dos nossos talentos o Servidor Público. Só a mudança é permanente” comentou o secretário João Batista.
Por - Assessoria