Guaraniaçu - Cidade pronta para o Jogos Abertos
Depois de sediar a fase regional dos Jogos da Juventude em 2017 e do Bom de Bola em 2018, neste ano Guaraniaçu será uma das sedes da etapa regional dos 62º Jogos Abertos do Paraná (JAPS), Divisão B. A primeira etapa da competição inicia nesta quinta dia 04, e termina no domingo dia 07, e a segunda será no próximo final de semana, entre 12 a 14 de julho.
São aproximadamente 1.200 pessoas entre atletas e dirigentes de equipes vindos de 21 municípios da região oeste do Paraná que estarão na briga pelo título das modalidades de basquete, bolão, bocha, futebol de campo, futsal, handebol e voleibol. Os campeões também garantem uma vaga para fase final dos JAPS Divisão B que acontece em Ivaiporã de 23 a 29 de agosto.
No final da tarde desta quinta aconteceu a reunião técnica entre a equipe de arbitragem das modalidades que atuarão no evento esportivo, Comissão Técnica e Tribunal de Justiça Esportiva, onde foi tratado alguns pontos referente ao regulamento dos jogos e repassado algumas orientações. O secretário de Esportes Renato Dri e prefeito Osmário Portela participaram do encontro e deram as boas vindas as equipes de trabalho.
Já as disputas iniciam na manhã desta sexta (5) com uma partida de futebol entre Lindoeste e Capitão Leônidas Marques, as 10 horas, no Estádio Municipal Domingos Bramatti. Após o almoço começam os confrontos do voleibol, basquete, futsal e bocha. Apenas o bolão e o handebol terão disputas na segunda etapa da competição.
A solenidade de abertura da competição também acontece na sexta, a partir das 19 horas, no Ginásio Onofre Garbacheski. Além do desfile das delegações, entrada do fogo simbólico, acendimento da pira olímpica e juramento dos atletas, o evento contará com a participação da campeã olímpica Sandra Pires, medalhista de ouro no vôlei de praia nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, formando dupla com a ex-jogadora Jacqueline Silva.
Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do da Prefeitura de Guaraniaçu.