Guaraniaçu - Adapar confirma foco de raiva em animais
A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) confirmou um foco de raiva em animais em uma propriedade no Distrito de Guaparé.
A unidade de sanidade agropecuária local,orienta sobre os sinais clínicos que bovinos,equinos, suínos e pequenos ruminantes apresentam quando infectados são: Dificuldade de locomoção, andar cambaleante, salivação excessiva, dificuldade de engolir.
A raiva é uma doença grave e fatal que ataca os animais de produção e pode contaminar os seres humanos. A Transmissão se dá pela mordida de morcegos contaminados.
A Adapar orienta se caso os produtores note alguns animais com sintomas da doença, é preciso evitar a exposição direta. Por ocasião dos focos identificados na localidade e proximidade haverá a realização imediata dos animais contra a raiva nos seguintes protocolos: Bovinos e equinos de 3 meses de idade: 1ª dose e reforço após 30 dias.
Bovinos e equinos que nunca foram vacinados: 1ª dose e reforço após 30 dias. _ Bovinos e equinos que recebem a vacinação anual contra a raiva: 1 dose imediata. A Base da Unidade Sanitária Agropecuária de Guaraniaçu está localizada na Rua José Humberto Fernandes, 740 - centro e atende pelo telefone (45) 3232 1494.
Veja Também: