Guaraniaçu - 30 dicas para organizar o Guarda-Roupa e o Closet !!! Saiba mais com Jaque Organizer
Sou Técnica em Enfermagem Socorrista com especialidade em Instrumentação Cirúrgica, apaixonada por organização. Desde então sempre busquei conhecer mais essa área, ate ser apresentada ao Método Reorganize da renomada Priscila Sabóia, conhecida no programa É de Casa da Rede Globo, seguindo métodos da Marie Kondo e terapeuta em Feng Shui.
30 dicas para organizar o Guarda-Roupa e o Closet !!! Saiba mais com Jaque Organizer:
1) Escolha uma parte do armário a ser organizada primeiro e tire tudo dela. “Quando digo tudo, quero dizer tudo mesmo. Só assim saberá exatamente a quantidade de peças que tem, informação fundamental na hora de escolher o espaço necessário do armário para guardar cada coisa”, explica Carol.
2) Este é o momento de decidir o que irá permanecer no armário e o que deve sair. Separe, então, três sacos: um de ajustes, outro de doações e um último de lixo. “Se você não usou aquela roupa no último ano, ela só está lá ocupando espaço. Doe! Já aquela camisa que caiu o botão ou a calça em que nunca foi feita a barra devem ser separadas e só voltar ao armário depois da costureira. O que não é mais usado e nem está em condições de ser reaproveitado, vai para o lixo”, orienta.
3) Limite as peças que você costuma guardar de recordação. Todo mundo tem uma blusa que não serve mais, mas que guarda porque traz uma lembrança boa ou na esperança de voltar a servir. E tudo bem! Só não precisa guardar todas as roupas do passado.
4)Selecionadas as peças que ficarão, é hora de categorizar: separe calças, blusas, vestidos, saias, casacos, etc. Assim, você visualiza quanto tem de cada item e quais demandam maior espaço.
Dê preferência a pendurar as peças de roupa para não amassá-las e visualizá-las com tranquilidade.
5)O ideal, quando se tem espaço de sobra, é pendurar quase todas as peças de roupa. “Essa é a melhor forma de evitar que uma roupa amasse, seja facilmente guardada e visualizada”, afirma Carol.
6) Blusas de malha, peças de tricô, vestidos de bandagem e outras roupas pesadas devem ser dobradas, porque pendurá-las pode esticar, deformar ou danificar a estrutura.
7) Para dobrar todas as peças da mesma forma, você pode fazer uso de um molde ou dobradores. “Eles permitem que tudo fique do mesmo tamanho, o que ajuda na organização e na hora de visualizar as peças que estão no armário”, reforça.
8) Evite esconder as peças deixando uma atrás da outra ou, certamente, na hora de pegar a que está atrás, acabará bagunçando a pilha que está à frente.
Nas roupas dobradas, evite fazer pilhas muito grandes ou posicionar uma atrás da outra.
9) Evite também pilhas de roupas muito grandes, difíceis de serem mantidas e que tendem a tombar para o lado. “Se puder escolher, é melhor um armário com maior número de prateleiras e pouco espaçamento entre elas, do que poucas prateleiras com grandes vãos entre uma e outra”, aconselha.
10) As peças mais finas e de uso mais frequente devem permanecer na altura das mãos e dos olhos. E as peças com menos uso, cada vez mais para cima. “Durante as estações mais quentes, as malhas mais grossas ficam no alto. No frio, inverte”, explica Carol.
11) No caso de armários pequenos, você pode armazenar as roupas da outra estação em bags identificadas. Assim, quando chegar a hora da inversão, você saberá onde está cada coisa.
As temperaturas estão caindo: é hora de inverter o guarda-roupa:
12) Neste processo, vale ressaltar a importância de lavar as peças antes de guardá-las. Isso ajuda a evitar o mofo ou alguma mancha definitiva quando a roupa será armazenada por um período maior. Depois, antes de colocar no armário, é só deixar as roupas para arejar - na sombra e não no sol.
13) Usou uma peça, mas não sujou? Basta deixá-la por pelo menos 24 horas ventilando antes de voltá-la para o armário. Isso porque a roupa acaba ficando úmida com o uso e, se guardada direto no armário, ficará com mau cheiro.
Calças, saias e shorts devem ser penduradas em cabides, com cuidado para não marcar as peças.
14) Calças, saias e shorts devem ser pendurados. Se necessário, você pode usar pinças para auxiliar nesse processo. No caso de peças mais finas, vale optar por pinças de veludo ou colocar uma proteção de feltro entre a pinça e a peça para marcar menos.
15) Privilegie o uso de cabides iguais. Assim, você conseguirá focar no que realmente importa: as roupas. Além disso, isso abre espaço no armário para colocar mais cabides, sem que eles enrosquem entre si.
16) Em ordem de prioridade, nas gavetas devem ser colocadas as peças íntimas, pijamas, peças de ginástica e, se sobrar espaço, as camisetas.
Use colmeias para peças pequenas, como lingerie e meia.
17) Uma boa forma de manter as gavetas organizadas é fazendo o uso de colmeias para peças pequenas, como lingerie e meia. Já o que for mantido “solto” deve ser armazenado em escadinha, não uma peça em cima da outra. “É um modo de você conseguir ver tudo o que tem, ganhando praticidade e tempo no dia a dia".
18) Evite dividir a mesma parte do armário com seu parceiro. Caso seja mesmo necessário, separe a gaveta de cima para um e a de baixo para outro, por exemplo. “Deixar as calcinhas e cuecas na mesma gaveta não funciona, pois serão duas pessoas mexendo no mesmo local, uma situação que propicia a desorganização. Isso vale também quando os irmãos dividem o mesmo armário”
Sapatos e bolsas
Sapatos podem ser armazenados lado a lado, um pé na frente do outro ou um pé para frente outro para trás. As bolsas devem ser preenchidas para manter o formato original.
19) Dependendo do espaço e da profundidade da sua sapateira, acomode os pares com um pé ao lado do outro, um pé na frente do outro ou um pé virado para frente e outro para trás. Com a escolha certeira, é possível ganhar até 1 par de espaço em cada fileira.
20) Procure não guardar os sapatos logo que chegar da rua. Nosso pé transpira e guardar o sapato úmido pode estragá-lo. O ideal é passar um pano úmido na sola e deixar arejando, na sombra, de um dia para o outro.
21) No caso de sapatos masculinos, vale usar suportes para lacear ou manter o formato do calçado, tirando a marca de dedos.
22) Coloque enchimentos nas botas e acomode-as.
“Elas não são usadas o ano todo e, por isso, não precisam ocupar espaço na sapateira. Vale o mesmo para sapatos de festa”
23) Retire tudo da bolsa antes de guardá-la. Uma caneta esquecida, por exemplo, pode estourar e manchar o tecido interno. Depois, vale colocar enchimento para manter o formato original do produto.
24) Na hora de acomodar as bolsas, uma dica muito importante é não deixá-las grudadas, pelo risco de uma manchar a outra. Para quem prefere mantê-las em sacos, a sugestão é optar por sacos de tecido com visor plástico. Isso permite que você lembre de todas as bolsas que tem e as encontre mais facilmente.
25) Bolsas de festa podem ser colocadas em caixas ou cestos no alto do armário, já que não são usadas sempre. A dica aqui é etiquetar estas caixas para que seja possível localizá-las com facilidade.
Acessórios
Ao armazenar acessórios, dê preferência a gavetas com nichos
26) Na hora de acomodar joias ou bijuterias, escolha sempre um espaço forrado com camurça ou veludo. Pode ser um porta-joias, uma caixa organizadora ou mesmo uma gaveta feita sob medida no armário ou criado-mudo.
27) Um ponto importante é que o espaço tenha vários nichos para separar cada item, ou o resultado será um amontoado de correntes enroladas e brincos sem par. Procure separar brincos, colares, gargantilhas, anéis e pulseiras.
28) Se o espaço for grande, vale ainda deixar um cantinho reservado para as joias de festas e outro para as do dia a dia. Se conseguir dividir ainda em dourado e prata, melhor ainda!
29) Para os relógios, a regra da gaveta forrada também vale. Mas, neste caso, os nichos devem ser do mesmo tamanho. Coloque um relógio em cada espaço, já que pulseiras feitas de couro, por exemplo, podem manchar em contato com outras.
30) Procure sempre guardar os relógios nas almofadas que vêm na caixa. Isso é importante para manter a estrutura do relógio.
Ficamos por aqui, e qualquer dúvida e sugestão entrem em contato pelo Instagram: apaixonada_por_organizacao. (Com Jaque Organizer).