Volkswagen Polo assume a ponta e é o carro novo mais vendido no 1º trimestre
O Volkswagen Polo foi o veículo novo mais vendido no primeiro trimestre de 2024, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta quarta-feira (3).
No acumulado de janeiro a março, foram emplacadas 27.263 unidades do Polo. A Fiat Strada, que liderou a lista de mais vendidos de 2021 a 2023, vendeu 26.580 unidades nos três primeiros meses do ano.
Veja a lista de mais vendidos no 1º trimestre.
- Volkswagen Polo: 27.263 unidades
- Fiat Strada: 26.580 unidades
- Fiat Argo: 18.053 unidades
- Hyundai HB20: 18.053 unidades
- Chevrolet Onix: 17.766 unidades
- Fiat Mobi: 14.665 unidades
- Hyundai Creta: 13.600 unidades
- Renault Kwid: 13.134 unidades
- Nissan Kicks: 13.015 unidades
- Volkswagen T-Cross: 12.858 unidades
Emplacamentos em março
Os brasileiros já compraram mais de 500 mil carros novos em 2024. O país registrou 514.517 novos emplacamentos no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 9,1% em relação a igual período de 2023.
O número considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O g1 não contabiliza motos e implementos rodoviários.
Em março de 2024, a federação registrou 187.729 novos emplacamentos.
- Em relação a fevereiro, houve alta de 13,6% (165.206 unidades);
- Em relação a março de 2023, registrou queda de 5,6% (198.909 unidades).
O mercado automotivo está em momento de aquecimento neste ano, em meio a um ciclo histórico de investimentos, que chegou a um montante de R$ 117 bilhões anunciados por montadoras que atuam por aqui, para ampliação de produção e desenvolvimento de tecnologia no país.
Aumento de veículos financiados
Segundo a Federação, o ciclo de cortes de juros promovidos pelo Banco Central do Brasil (BC) desde o ano passado tende a ajudar o crescimento do setor automotivo.
Segundo o presidente da Fenabrave, Andreta Junior, já houve um aumento de 15% na aprovação de crédito e a expectativa é que a queda da taxa básica de juros e consequentemente dos spreads bancários (diferença entre os juros de captação dos bancos e as taxas cobradas na ponta consumidora) também beneficiem o setor.
"Quando tem uma queda na taxa de juros, o mercado consegue alongar o prazo [de financiamento]. E a inadimplência também está estabilizada, então tudo tem contribuído também para a venda de veículos", disse.
Outro ponto levantando pelo executivo é que esse cenário também deve mudar a proporção de carros financiados no total de veículos vendidos no país.
De acordo com Andreta Junior, esses automóveis adquiridos por meio de empréstimos correspondiam a cerca de 52,6% do total de veículos vendidos em fevereiro de 2023 — proporção que passou para 56,7% do total em fevereiro deste ano.
"Esse número foi reduzido nos últimos tempos, já que estava-se comprando muito mais carros à vista do que financiados. Agora com a queda da taxa de juros, a tendência é que [esse número] volte para o volume de 60%, 70% do total", completou o presidente da Fenabrave.
Projeções para 2024
A Federação também divulgou a projeção para o crescimento do setor automotivo ao longo deste ano. Segundo a Fenabrave, a estimativa é de:
- um crescimento de 12% em novos emplacamentos de automóveis e comerciais leves, para 2.440.887 veículos;
- uma alta de 10% em emplacamentos e caminhões, para 114.571 unidades;
- um avanço de 20% em novos emplacamentos para ônibus, para 29.546 veículos.
"Nós continuamos otimistas. Aquele crescimento que a gente planejou já está acontecendo e eu espero que do meio do ano para frente a gente consiga ver [...] um maior aquecimento da economia", disse o presidente da Fenabrave.
Por - G1