Fique por Dentro

Torcida do Santos invade ginásio e ameaça presidente do Conselho; Choque controla situação

Torcida do Santos invade ginásio e ameaça presidente do Conselho; Choque controla situação

Torcedores do Santos invadiram o ginásio do clube, na Vila Belmiro, durante votação na tarde deste sábado, para cobrar e ameaçar o presidente do Conselho Deliberativo, Celso Jatene. A situação ficou tensa e só foi controlada depois da entrada da Tropa de Choque no local. Jatene, por sua vez, saiu do ginásio pela arquibancada e esperou a situação se acalmar para retornar.

Membros de torcidas organizadas do clube, a maioria deles ligados à Torcida Jovem, entraram no ginásio forçando a passagem, em bando, em cima dos seguranças do local. Aos berros, um dos mais exaltados cobrou Jatene por dizer, em entrevista recente, que as bombas atiradas no gramado da Vila Belmiro seriam de autoria da organizada e contribuíram para o rebaixamento do clube.

Jatene, que já foi membro da Torcida Jovem, tentou argumentar, mas ouviu mais xingamentos e foi ameaçado com a seguinte declaração: "nós vamos te catar". Ele subiu, então, para as arquibancadas do estádio, em uma espécie de rota de fuga, até a situação se acalmar, acompanhado de seguranças.

A Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada, entrou no ginásio e, a partir de então, a situação foi controlada. O delegado da Polícia Civil, Rubens Maraza, conversou rapidamente com a imprensa e prometeu identificar todos os invasores do estádio. A votação acontece até às 17h.

O presidente do Conselho, por sua vez, bastante abatido, esperou a situação se acalmar e desceu novamente para o ginásio. A tendência é que ele vá para casa e não acompanhe a apuração para evitar maiores confusões. O presidente do clube, Andrés Rueda, não compareceu.

 

Confusão do lado de fora

Do lado de fora do estádio, também houve correria e confusão. Em ação conjunta, as Polícias Militar e Civil usaram tiros de borracha para conter os mais exaltados depois da situação já ter sido controlada do lado de dentro do estádio.

 

Carros da Polícias Civil do lado de fora do ginásio da Vila Belmiro — Foto: Yago Rudá
Carros da Polícias Civil do lado de fora do ginásio da Vila Belmiro — Foto: Yago Rudá

 

 

 

Por Globo Esporte

 

 

SICREDI 02