Fique por Dentro

Saiba onde usar e não usar o vinagre na hora da limpeza

Saiba onde usar e não usar o vinagre na hora da limpeza

O vinagre é um ótimo produto para a faxina por ser desengordurante, eliminar odores e funcionar como agente antisséptico e desinfetante.

 

Também facilita a vida de quem tem animais em casa ou é alérgico a produtos químicos. No entanto, não é bom usá-lo assim em qualquer ocasião. O UOL fez uma lista de onde usar e de onde não usar o vinagre. Veja:



NÃO USAR

 

Mármore - O vinagre pode causar manchas e desgastes na pedra. Faça uma solução de água e detergente. “Depois, tire o sabão com um pano molhado --e torcido-- e seque”, disse o personal organizer Pedro Henrique Araújo da Silva ao site.

 

Piso de porcelanato - O vinagre pode causar manchas e tirar o brilho. Use água e sabão neutro.

 

 

Madeira envernizada ou encerada - O vinagre pode danificar a textura dos materiais. Use um pano seco de microfibra. Para renovar o brilho, pode-se usar óleo de peroba para madeira escura e cera em pasta incolor, para a clara.

 

USAR

 

Monitores e telas - “Dilua o vinagre em água filtrada (duas medidas de água para uma do produto), umedeça o pano –nunca aplique diretamente na tela– , limpe a tela e depois passe um pano seco. Dê preferência a panos de algodão ou de microfibra, que não soltam fiapos”, disse a personal organizer Luísa Gabriela Monte ao site.

 

Madeira sem brilho - Para pisos laminados, misture 1 litro de água, 1/2 xícara de chá de vinagre, 1/3 de xícara de chá álcool, algumas gotas de detergente e 15 gotas de óleo essencial, indica Silvina Villena. Em móveis: “Pegue 1/2 copo de vinagre e 1/2 copo de azeite de oliva. Misture bem a solução com um garfo. Molhe um pano de algodão na mistura e esfregue na madeira, com movimentos suaves e circulares, semelhante ao ato de polir. Deixe secar por uma hora”, disse Pedro Henrique Araújo da Silva ao site.

 

Tecidos - Para limpar o sofá, faça uma solução com 1/2 copo de vinagre e 1 litro de água. Borrife a solução no local e utilize uma escova, sem fazer movimentos circulares. Remova o excesso com um pano úmido e seque com um pano seco, mantendo o sofá em local arejado, não exposto diretamente à luz do sol.

 

Onde também usar o vinagre:

 

Ajuda a desengordurar o fogão; pode ser usado na limpeza de eletrodomésticos, como lava-louças e máquina de lavar roupas; ajuda a eliminar odor de urina de bichos pela casa; acaba com outros odores, como o de cigarro.

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02