Fique por Dentro

Saia lápis: as melhores combinações e ocasiões

Saia lápis: as melhores combinações e ocasiões

Ter algumas peças-chave no guarda-roupa é o segredo para estar sempre bem elegante. E a saia lápis é um dos itens fundamentais das roupas clássicas que merecem um espaço no armário de toda mulher. A peça tem um formato mais justo que vai afunilando da cintura até as coxas, se adequando ao corpo de cada mulher.

 

Para te ajudar na compra de roupas femininas on-line, separamos algumas dicas que, junto com a história dessa peça, vão fazer você se encantar pela versatilidade e elegância do modelo.

 

Saia lápis: uma história de como e quando usar a saia lápis?

 

A saia lápis é um criação do estilista francês Christian Dior, da década de 1940. A inspiração para o modelo veio de duas situações muito relevantes para a época.

 

A primeira é de que a mulher europeia queria se reinventar após o final da Segunda Guerra Mundial. E a segunda, é que os altos preços dos tecidos nessa época fizeram com que o estilista focasse em modelos que usassem uma menor quantidade de material.

 

O modelo foi rapidamente difundido por todo o mundo e caiu no gosto de famosas, como a atriz Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, que ajudaram ainda mais na divulgação da peça. A popularização fez com que a saia fosse utilizada no ambiente de trabalho e ganhasse o apelido de “saia secretária”.

 

E seu sucesso foi tanto, que a peça já conquistou espaço entre todos os estilos de mulher. Veja as combinações que fazem a saia lápis perfeita para qualquer ocasião:

 

1. Saia lápis com blazer

 

Esse é o look perfeito para qualquer mulher que deseja passar confiança no ambiente de trabalho. Foi um look muito usado por secretárias, mas cabe em qualquer ambiente profissional. O blazer é uma peça que complementa a formalidade da saia lápis.

Nesse caso, você pode optar por saias de alfaiataria ou tweed, um tecido perfeito para o inverno. Os sapatos de salto e bico longo são ideais para tornar o look ainda mais elegante.

 

2. Saia lápis listrada

 

Quem deve optar por esse modelo são as mulheres mais altas e magras, já que as saias listradas, principalmente na horizontal, tendem a dar mais volume ao quadril. São saias que podem usadas em ocasiões mais casuais, com camisas e tênis. Mas nada impede de combiná-las com camisas e acessórios, formando um look mais formal.

 

3. Saia lápis de couro

 

Atualmente, a saia lápis é muito mais versátil e se adapta a qualquer estilo de mulher. Por isso, a saia de couro foi feita para mulheres mais ousadas que desejam ter um look mais sexy. O couro ajuda a compor um look mais moderno, excelente para quem gosta de sair à noite, por exemplo.

Você também pode investir em saias de couro um pouco mais curtas e, para dar um toque final no visual, as regatas paetês são perfeitas.

 

4. Saia lápis com sapatos baixos

 

É a cara do look moderno despojado. Para quem quer montar um look mais casual com a peça, basta investir em sapatos baixos, como tênis e sapatilhas, por exemplo.

 

O resultado dessa combinação é um look que vai do trabalho ao passeio com amigos, basta adaptar a blusa e acessórios a cada tipo de ocasião. Você mantém a elegância e ainda adiciona um toque de conforto.

 

Quem pode usar a saia lápis? 

 

A verdade é que qualquer mulher pode usar a peça. Mas, algumas dicas ajudam a montar um look ideal para usar a saia lápis da melhor maneira possível. Veja como cada estilo pode tirar proveito da versatilidade da saia lápis:

 

Saia lápis para mulheres altas 

 

Usar o modelo abaixo do joelho é o mais indicado para mulheres altas. Isso porque, esse tipo de corte dá a sensação de redução do tamanho das pernas e ajuda a encurtar a silhueta. Outra dica é sempre usar a blusa ou camisa para dentro da saia, ajudando a marcar a cintura.

 

Saia lápis para mulheres baixas

 

Engana-se quem pensa que as baixinhas não devem investir nesse modelo. Para quem quer dar a sensação de mais altura, as saias lápis acima do joelho são ideais para isso. Esse estilo de corte ajuda a alongar as pernas. Já as blusas ou camisas podem ser usadas para fora da saia. Assim, é como se houvesse a continuação da cintura sem a marcação da saia.

 

Saia lápis para mulheres de quadril estreito

 

As mulheres muito magrinhas devem tomar cuidado com a saia lápis, pois o modelo afina ainda mais a cintura. É interessante investir em saias estampadas, em cores mais claras que, ao contrário das cores mais fechadas, costumam aumentar o volume.

 

Saia para mulheres com quadril largo

 

Para quem tem essa parte do corpo mais larguinha precisa tomar alguns cuidados na hora de usar a saia lápis. Dependendo do tecido, a peça pode ir subindo quando se anda, o que pode ser bem desconfortável. No mais, invista em peças nas cores mais escuras e modelos com corte reto, que não afunilam no quadril. Uma boa escolha são as saias lápis de fundo escuro, com estampas menores.

 

 

 

Hashtag: