Fique por Dentro

Praia ou montanha: qual destino combina mais com você

Praia ou montanha: qual destino combina mais com você

As férias são momentos muito esperados por todos. E não são só as crianças que ficam ansiosas por esse período. Muito pelo contrário. Na verdade, os adultos ficam ainda mais na expectativa para poder usufruir dos dias de descanso.

 

Planejar a viagem com tempo é sempre um momento bacana. Escolher o destino, se praia ou montanha, por exemplo, pensar no melhor resort, nos passeios que serão feitos. Tudo isso é decisivo para que a viagem seja o mais proveitosa possível.

 

Você está pensando em tirar férias, mas ainda não sabe se é melhor curtir o sol e a maresia ou o friozinho da montanha? Nós reunimos algumas dicas valiosas para você se resolver e aproveitar cada segundo das suas merecidas folgas.


Praia


O litoral brasileiro é bastante vasto, são mais de 7 mil km só de praias. De norte a sul, opções não faltam. O sol, o mar, as lindas paisagens são pontos positivos das regiões praianas.

 

Mas não é só isso. O litoral oferece também boas opções de gastronomia e passeios divertidos a alto mar. Além disso, quem gosta de praticar exercícios tem diversas opções.


Práticas esportivas


Na praia é possível fazer diversas atividades físicas, desde circuitos funcionais na areia até exercícios na água como o stand up paddle. Ambas prometem queimar muitas calorias e são hits do verão já há algum tempo.

 

Mas se você gosta de coisas mais tradicionais, pode optar, por exemplo, pela corrida na areia. O terreno irregular exige mais dos músculos que podem ficar mais torneados e definidos.

 

Se sua preferência for mesmo a água, é possível escolher o surfe ou a boa e velha natação no mar. Nestes casos, é sempre bom ficar atento às correntezas e movimentos das marés. Mas são exercícios tradicionais que geram bons gastos calóricos.

 

Se tiver filhos, é sempre legal incluí-los nessas atividades que para eles são, na verdade, brincadeiras.


Comida


Outra boa vantagem da praia é a alimentação. Quem gosta de frutos do mar e peixes, por exemplo, está sempre bem servido. Muitos restaurantes recebem carregamentos de produtos frescos diariamente, o que rende deliciosas refeições.


Saúde


Ficar bronzeado é um desejo de muita gente que vai para a praia. A pele parece ficar mais bonita após a exposição solar. É claro que não se deve abusar e sempre se proteger da grande incidência dos raios solares.

 

Mas é muito importante manter-se exposto ao sol. Os médicos recomendam, pelo menos, 10 minutos por dia para ajudar na produção de vitamina D do organismo. Por isso, escolher a praia pode ser também uma questão de saúde.


Passeios


O litoral brasileiro é repleto de paisagens lindas que são ainda pouco exploradas. Muitas vezes, há praias e arquipélagos próximos aos centros mais badalados que podem ser visitados, por exemplo, com barcos.

 

Esses passeios, geralmente, incluem os mergulhos que são das experiências mais gostosas que o litoral pode oferecer.

 

Montanha


Se você não gosta tanto da maresia e das comidas típicas das regiões litorâneas, uma boa opção é fugir para as montanhas. Mas se engana quem pensa que as regiões montanhosas são monótonas.

 

Essas áreas, geralmente, têm clima mais frio. Quanto à agitação, o badalo costuma ser menor, mas também há cidades montanhosas, como Campos do Jordão, que são muito movimentadas.
Baixas temperaturas


As regiões montanhosas costumam ter um clima mais frio, isso acontece porque quanto maior a altitude, menos o sol consegue aquecer totalmente a área. Se você gosta de vestir várias camadas de roupas ou, então, de ficar embaixo das cobertas vendo algo na tevê, as montanhas podem ser boas opções.


Passeios


Nestas regiões há diversas atrações e muito lazer. Se você quer se desconectar de tudo, pode optar por uma região mais interiorana, onde não há, por exemplo, redes de telefonia. Ficar longe do celular pode ser uma boa pedida.

 

Neste caso, você poderá buscar as atividades ao ar livre, como o passeio a cavalo, caminhadas e trilhas.

 

Mas se você gosta mais do fervo, também é possível escolher lugares com uma vida social mais agitada. Neste caso, pense em cidades que ofereçam boas redes de restaurantes, cinemas e lojas.

 

Comida


A culinária é um ponto muito forte dos destinos montanhosos. Massas, sopas e caldos costumam ser o carro-chefe das cozinhas e são sempre boas pedidas para aquecer.

 

Depois de uma boa refeição, pensar nas sobremesas não é nenhum sacrifício né? E aí o bom e velho chocolate é infalível.

 

Agora que você já conhece as vantagens de ir para a praia ou se aventurar nas montanhas, escolha seu cenário preferido e boas viagem.

 

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02