Fique por Dentro

Papa Leão XIV retorna ao Vaticano quatro dias após cirurgia de câncer

Papa Leão XIV retorna ao Vaticano quatro dias após cirurgia de câncer

O papa Leão XIV deixou o hospital em Roma na tarde deste sábado (17) e retornou ao Vaticano quatro dias após a cirurgia para tratar um câncer de pulmão, doença que gerou especulações sobre como ela poderia afetar seu papado de 17 meses.

O papa, com 71 anos de idade, caminhou sem ajuda até o carro que o aguardava, acenando para as pessoas que lhe desejavam melhoras do lado de fora do Hospital Gemelli em Roma. Ele parou para conversar com uma menina de 13 anos chamada Varvara, da Ucrânia, que está na Itália para tratamento contra o câncer.

Ele foi fotografado sorrindo amplamente e acenando pela janela aberta quando seu SUV preto deixou o hospital. Acenou novamente para a multidão enquanto era levado de volta ao Vaticano, mas não falou com ninguém ali antes de entrar novamente no menor país do mundo.

Seus médicos haviam informado no início do sábado que ele estava bem o suficiente para voltar para casa após a realização dos últimos exames de sangue e exames de imagem do tórax, e que era capaz de realizar atividades diárias normais de forma independente.

Leão XIV, que passou por uma cirurgia na terça-feira (13) para remover o lobo inferior do pulmão direito, realizará seu primeiro compromisso público desde a cirurgia ao liderar as orações semanais com os peregrinos na Praça de São Pedro ao meio-dia deste domingo (18).

Ele foi diagnosticado com adenocarcinoma pulmonar, a forma mais comum de câncer de pulmão. O diagnóstico para um papa conhecido por ser relativamente jovem e enérgico, e eleito em maio de 2025, causou choque e levantou questões sobre o futuro de seu papado enquanto ele lida com a doença.

Os médicos do papa afirmaram que a cirurgia foi concluída com sucesso, sem complicações. Eles ainda não divulgaram o tamanho do tumor nem se a doença se espalhou para os gânglios linfáticos próximos, fatores-chave para determinar o prognóstico.

 

Agenda

O Vaticano sinalizou na sexta-feira (16) que o papa Leão XIV, conhecido por seguir uma agenda lotada, pretendia manter seus compromissos, enquanto alguns cardeais começavam a expressar publicamente preocupação com sua saúde.

Em um sinal de que o papa estava de volta ao trabalho, Leão XIV manteve uma conversa por telefone na sexta-feira com o presidente russo, Vladimir Putin, pedindo um cessar-fogo para ajudar a levar suprimentos essenciais à cidade ucraniana de Oleshky, controlada pela Rússia.

O Vaticano informou que os preparativos para a visita de Leão XIV, de 6 a 17 de novembro, ao Uruguai, à Argentina e ao Peru - uma das mais intensas agendas programadas para um papa em décadas - também estavam “em andamento”. 

Foi divulgada uma lista de jornalistas credenciados para viajar com o papa e cobrir a viagem.

O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, afirmou na sexta-feira que o papa talvez precise ajustar o ritmo de sua agenda daqui para frente “de acordo com seu estado de saúde”. É incomum que um cardeal diga abertamente que um papa talvez precise modificar sua rotina.

O Vaticano divulgou na sexta-feira as primeiras imagens do papa desde sua cirurgia, ​mostrando-o celebrando a missa e em pé, sem ajuda.

O peregrino libanês Abdul Halim Fatha estava na Praça de São Pedro quando Leão XIV voltou ao Vaticano e expressou tristeza pelo diagnóstico de câncer do papa. 

“Mas sei que Deus estará com ele e o protegerá”, disse.

 

 

 

 

 

Por Agência Brasil

 

 

Please publish modules in offcanvas position.