Fique por Dentro

O que comer e o que evitar durante a fase de amamentação

O que comer e o que evitar durante a fase de amamentação

A fase de amamentação é um momento muito importante para mãe e para o bebê. Segundo a nutricionista Mariana Costa, “a alimentação durante essa fase já é fator primordial no que diz respeito aos hábitos alimentares da criança”. Você sabia que desde a fase do aleitamento o bebê já pode sentir os sabores e aromas dos alimentos consumidos pela mãe?

 

É fundamental que a mulher cuide da alimentação, buscando sempre consumir receitas saudáveis e equilibradas, além de beber muita água, pois isso vai ajudar o corpo a produzir leite materno com os nutrientes que o bebê precisa. Confira a seguir o que comer e o que evitar durante a fase da amamentação:

 

De acordo com a nutricionista Mariana Costa, a dieta da mulher deve ser variada e rica em frutas, legumes, verduras e cereais. Deve-se dar preferência a alimentos in natura e evitar os processados e os ultraprocessados. Além disso, é necessário beber bastante água. Confira a seguir exemplos de bons alimentos:

 

Sucos de frutas naturais

 

O leite materno é composto em 80% por água, por isso é muito importante que a mulher esteja muito ligada à sua rotina de hidratação, sempre tomando bastante água. Tomar suco de frutas é uma boa forma de repor líquidos de maneira saudável e saborosa. Invista em frutas ricas em água como melancia e melão, por exemplo, mas cuidado com o excesso, pois você pode acabar ingerindo muitas calorias de uma só vez.

 

Água de coco


Na fase de amamentação, a água de coco é uma forma de repor os líquidos para estimular a produção de leite materno, além de trazer muitos benefícios e nutrientes como sódio e potássio, que ajudam a equilibrar os líquidos do corpo.


Sopa de legumes


É essencial que a mãe lactante cuide bem de sua alimentação, consumindo sempre muitos vegetais. Sopas de legumes são formas incríveis de consumir nutrientes de maneira prática, com bastante líquido, o que ajuda o corpo a metabolizar o leite materno com mais facilidade.

 

Alimentos integrais


Alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais, são fontes de bons carboidratos que vão garantir energia para a mãe e, através disso, colaboram para a produção de leite. Além disso, esses alimentos estimulam o funcionamento do intestino e melhoram a digestão.

 

Alimentos ricos em ferro

 

Alimentos ricos em ferro como carnes magras, feijões e folhas verdes são essenciais para quem está amamentando, pois o ferro estimula a produção de hemoglobinas, que baixam significativamente depois do parto. Além disso, esses alimentos são importantes para saúde do bebê, pois o ferro é o nutriente que previne a anemia infantil.

 

Alimentos que devem ser evitados durante a amamentação

 

Álcool


Mulheres em fase de amamentação não devem consumir álcool, uma vez que o álcool é rapidamente metabolizado e absorvido pelo leite materno, fazendo com que o leite tenha a mesma concentração de álcool que foi ingerida pela mãe. A partir disso, o bebê também consome essa substância, mas não pode metabolizá-la. Além disso, o álcool desidrata a mãe, atrapalhando a produção de leite.

 

Alimentos ricos em cafeína

 

Alimentos ricos em cafeína como café, chá-verde e preto, refrigerantes de cola e energéticos devem ser evitados pois a cafeína é um estimulante que pode atrapalhar o sono do bebê, deixando-o mais irritado. A recomendação é tomar no máximo 2 xícaras de café por dia ou tomar café descafeinado.

 

Alimentos ultraprocessados

 

Alimentos industrializados e ultraprocessados como enlatados, embutidos, refrigerantes, biscoitos e sorvetes devem ser evitados. Como são alimentos pobres de nutrientes, cheios de açúcares e gorduras saturadas, atrapalham a produção de leite.

 

Com dúvidas sobre como alimentar-se durante a amamentação? Procure um nutricionista e não esqueça de fazer acompanhamento médico. (Com MSN/TudoGostoso)

 

 

 

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02