Fique por Dentro

O que causa queda de cabelo? Veja 7 razões para isso

O que causa queda de cabelo? Veja 7 razões para isso

Pode até não parecer, mas ao contrário do que muitos pensam, é perfeitamente normal que os cabelos caiam. Porém, essa questão pode se tornar um problema quando a quantidade de fio que cai é maior que o habitual e se há pontos do couro cabeludo à mostra. Por isso, é bem importante entender o que causa queda de cabelo de fato para evitá-la.

 

De acordo com a dermatologista e tricologista Kédima Nassif, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é comum que cada pessoa perca cerca de 60 a 100 fios de cabelo por dia. Para identificar se a quantidade de cabelo que solta do seu couro cabeludo é normal, a profissional ensina um truque:

 

“Uma dica para saber se seu cabelo está caindo mais do que deveria é o teste de tração. Para realizá-lo basta unir seus cabelos em uma pequena mecha de cerca de 60 e puxar, deslizando suas mãos até as pontas dos fios. Se neste processo saírem mais de seis fios é sinal que você deveria buscar um tricologista”, completa. Mas, afinal, o que causa queda de cabelo ?

 

A especialista pontuou as principais causas da queda capilar. Confira:

 

1. Genética


“Existe a chance de você ser geneticamente predisposto a sofrer com afinamento e queda de cabelo, o que significa que ocorrerá uma redução progressiva do volume dos cabelos com o passar do tempo. Nestes casos o que acontece é que os folículos, devido a sensibilidade aos hormônios masculinos adquirida geneticamente, passam a diminuir de forma gradual, assim produzindo fios menores e mais finos a cada ciclo de crescimento dos cabelos.”

 

2. Desequilíbrio hormonal


Desequilíbrios hormonais podem afetar causar alterações em todo o organismo, inclusive nos cabelos. Isso por que os hormônios possuem um papel fundamental na regulação do ciclo de crescimento capilar. “Enquanto os estrogênios, hormônios femininos, ajudam a manter os cabelos crescendo, os andrógenos, hormônios masculinos, podem encurtar esse ciclo de crescimento, fazendo com que os fios cheguem a fase de queda mais rapidamente."

 

Dessa forma, a médica explica que excesso de hormônios andrógenos pode causar a perda dos cabelos. Este problema também está relacionado a genética, já que o desequilíbrio hormonal afeta muito mais os cabelos de pessoas que tem predisposição a sensibilidade folicular do que daqueles que não possuem tal predisposição.

 

3. Deficiência de ferro


De acordo com a Dra. Kédima, uma das principais e mais comuns causas da queda de cabelo em mulheres é a deficiência de ferro no sangue, visto que o nutriente é fundamental para a produção de proteína para as células capilares.

 

4. Deficiência de vitamina B12


“A deficiência de vitamina B12 está diretamente relacionada a queda capilar, pois o nutriente é fundamental para garantir a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis por carregar o oxigênio para nutrir diferentes tecidos do corpo, incluindo os folículos capilares."

 

5. Hipotireoidismo e hipertireoidismo


A glândula tireoide ajuda a regular o metabolismo do corpo, controlando a produção de proteínas e o uso de oxigênio pelos tecidos. “Logo, qualquer desequilibro nesta glândula pode afetar os folículos capilar. Além disso, o hipotireoidismo pode levar a um quadro anêmico do paciente, o que, devido a deficiência de ferro, também pode afetar o cabelo”, afirma.

 

6. Estresse


Quando estamos estressados, há um aumento dos níveis de cortisol, o que pode causar queda capilar. Além disso, o estresse pode promover o aparecimento de outros problemas no couro cabeludo, como caspa, o que também possui um impacto negativo nos cabelos.

 

7. Idade


É importante ter em mente que conforme você envelhece, seus cabelos também envelhecem , tornando-se naturalmente mais finos e, consequentemente, acabam caindo. “Quando a mulher entra na menopausa, por exemplo, começam a ocorrer mudanças no organismo que também afetam os cabelos. Sendo assim, a queda de cabelo torna-se mais prevalente após este período”, completa a dermatologista.

 

Para saber o que causa queda de cabelo, consulte um médico


O mais importante para entender o que causa queda de cabelo é observar e, depois, procurar um especialista para exames


De acordo com a médica, é importante ressaltar ainda que a queda de cabelo não ocorre de forma repentina, pois os fios crescem em ciclos, podendo então levar até três meses para que o cabelo comece a cair por causa dos motivos citados acima.

 

“Sendo assim, é importante que ao notar queda excessiva dos fios você não se desespere. O ideal é acompanhar este processo e consultar um tricologista sempre que houver a suspeita de uma queda aumentada”, diz Kédima.

 

De acordo com ela, o especialista poderá realizar uma avaliação e diagnóstico para saber o que causa queda de cabelo , e então indicar o melhor tratamento para o seu caso, seja ele por suplementos, aplicação de laser ou LED ou tratamentos em clínica, como microagulhamento. (Com Delas - iG) 

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02