Fique por Dentro

"O Inferno Vai Acontecer" se Hamas Não Libertar Reféns, Avisa Trump

"O Inferno Vai Acontecer" se Hamas Não Libertar Reféns, Avisa Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um ultimato ao grupo terrorista Hamas, afirmando que "o inferno vai acontecer" se todos os reféns não forem libertados até sábado (15 de fevereiro de 2025). Ele declarou que, caso a libertação não ocorra de uma só vez, o cessar-fogo deverá ser cancelado.

Se todos os reféns não forem libertados até o meio-dia de sábado, eu diria para cancelarem [o cessar-fogo]. Todas as ofertas serão retiradas e deixaremos o inferno acontecer. Eles têm que ser devolvidos até o sábado e, se não forem libertados - todos eles, não aos poucos - até o sábado, meio-dia, eu diria que o inferno vai acontecer”, afirmou Trump a jornalistas.

Na segunda-feira (10 de fevereiro), o Hamas anunciou que atrasaria a libertação de reféns, alegando descumprimento do acordo por parte de Israel. Em um comunicado no Telegram, o grupo acusou o governo israelense de "atrasar o retorno" de palestinos ao norte da Faixa de Gaza.

“Consequentemente, a libertação dos prisioneiros sionistas, que estava programada para sábado [15.fev], será adiada até novo aviso, aguardando a conformidade do inimigo e o cumprimento retroativo das obrigações das últimas semanas”, disse o porta-voz militar do Hamas, Abu Ubaida.

O Hamas também alegou de maneira infundada que Israel atacou palestinos com "bombardeios e tiros em várias áreas da Faixa" e não permitiu a entrada de ajuda humanitária.

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que o anúncio do Hamas viola o cessar-fogo e que as Forças Armadas estão prontas para agir em defesa dos interesses do governo. Ele reiterou que Israel manterá o acordo conforme discutido e que qualquer violação será tratada com seriedade.

Os últimos reféns libertados foram soltos no sábado (8 de fevereiro), em troca da libertação de 183 terroristas detidos. Esta foi a quinta troca como parte do cessar-fogo entre Israel e Hamas.

 

 

Hashtag: ||
SICREDI 02