Fique por Dentro

Há um novo cereal e tem dez vezes mais fibra

Há um novo cereal e tem dez vezes mais fibra

Os cereais são um dos elementos mais importantes para uma dieta amiga da saúde e da boa forma física.

 

Por serem ricos em vitaminas e minerais, os cereais oferece ao organismo uma boa parte dos micronutrientes necessários, contudo, o protagonismo recai quase sempre nas versões ainda integrais dos cereais, pois não são tão processadas e, por isso, apresentam um teor nutritivo mais elevado, de onde se destacam os bons níveis de fibra.



E foi pensando na fibra e na importância que tem para a saúde e bem-estar que uma equipe da CSIRO – Commonealth Scientific and Industrial Research Organisation – decidiu desenvolver um novo tipo de cereal com 10 vezes mais fibra, conta o Deporte y Vida do jornal espanhol As.

 

Trata-se de uma espécie de trigo criada sem organismos geneticamente processados, mas que tem por base um forte teor de amido resistente (que melhora a saúde digestiva, previne o câncer e também a diabetes tipo 2) e duas enzimas que melhoram a quantidade de fibra nos cereais e que se ‘perdem’ no trigo tradicional. Na prática, as técnicas usadas permitiram aumentar o teor de amilose do grão de trigo de cerca de 20% para 85% e os níveis de amido resistente em mais de 20%.

 

 

Este novo tipo de cereal foi produzido com a ajuda da empresa francesa Limagrain Céréales Ingrédients e contou ainda com o apoio científico da Grains Research and Development Corporation, diz o site australiano Food Processing.

 

 

Hashtag:
SICREDI 02