Fique por Dentro

Dress Code: como se adaptar ao seu novo trabalho

Dress Code: como se adaptar ao seu novo trabalho

Uma mudança significativa no trabalho, uma promoção ou um novo momento da vida sempre fazem com que procuremos novas roupas em lojas de moda on-line, não é verdade?

 

Neste artigo, falaremos um pouco sobre o Dress Code, que muda de acordo com o local onde você está e com as demandas exigidas de cada cargo ou espaço. Se você tem dúvidas de como se portar ou se vestir no seu ambiente de trabalho, fique por aqui!


Antes de tudo, o que é dress code?


Ao pé da letra, dress code é o código de vestimenta necessário para frequentar determinados espaços. Mas não está relacionado apenas a eventos sociais, festas de grande porte e afins, ao contrário do que se possa imaginar.

 

O dress code está presente em diversas áreas da nossa vida. No hospital, por exemplo, existe um dress code esperado não dos pacientes, mas das pessoas que trabalham na área da saúde. Você nunca verá uma enfermeira com um vestido de veludo de cauda longa, certo?

 

Quer outros exemplos de como o dress code está presente na nossa vida, mesmo que não percebamos? Uniformes de escola. Roupas utilizadas em funerais. Vestimentas dos noivos e madrinhas em casamentos. E a lista vai...


Dress code no ambiente de trabalho


Nos dias de hoje, existem empresas que são bastante flexíveis no que tange o vestuário dos seus colaboradores. Isto não significa, no entanto, que todos os locais são assim — e tampouco dá ao trabalhador a possibilidade de ir vestido "como quiser".

 

Para escolher as roupas diárias, é importante pensar nos seguintes tópicos:

 

● Eu recebi informações específicas de algum superior acerca do que devo vestir? Se sim, o que tenho no meu armário que está de acordo com as descrições oficiais?
● O local de trabalho permite maquiagem? Se sim, quais são as cores que fazem sentido e qual é o limite da produção?
● É possível utilizar tênis, sapatos abertos ou similares? Se não, eu possuo sapatos confortáveis, mas que não vão contra o visual esperado de alguém com a minha função?
● As minhas roupas são respeitosas, com fendas ou decotes discretos, e com cores que não rivalizam com aquelas que são predominantes no meu espaço de atuação?
Sugestões de roupas para espaços de trabalho diferentes


Nesta parte do artigo, daremos algumas dicas para não errar no visual no seu primeiro dia de trabalho. É claro que, como estamos falando de maneira mais geral, podemos não levar em consideração as regras do seu ambiente de trabalho.

 

Assim sendo, pegue as nossas sugestões e faça adaptações para a sua realidade, tudo bem? Então, vamos lá!


Dress code para escritórios


Espera-se que os funcionários dos escritórios mantenham um visual limpo e organizado, mas sem grandes exageros.

 

Calças sociais ou de alfaiataria são sempre uma boa ideia. Para fechar o look, vale uma camisa social, sempre bem passada, com cores neutras, de cor única ou com estampas que não sejam tão chamativas ou "psicodélicas".

 

Nos pés, é possível optar por saltos ou por sapatilhas mais caprichadas. Alguns escritórios exigem que as funcionárias utilizem sapatos específicos, então vale se informar sobre isso antes de montar a roupa diária.


Dress code para eventos corporativos


Para não errar, vale um vestido mais comportado, pouco acima do joelho, com decote discreto e não tão justo ao corpo. Pode-se utilizar sim uma peça mais ajustada, com ênfase na cintura, mas deve-se tomar cuidado para não criar um visual muito sensual.

 

Vale dizer que não se trata aqui de cercear a liberdade feminina; de forma alguma. Sabe-se, no entanto, que existem diversos locais que enxergam de forma negativa a valorização das curvas. Assim sendo, é bom evitar criar atrito.


Dress code para trabalhos muito formais


Blazers com duplo abotoamento, camisas muito bem passadas, calças de alfaiataria, sapato de salto alto e tailleurs fazem parte dos visuais permitidos em locais muito formais.

 

Saias devem ser usadas em comprimento midi, sempre em tecidos mais nobres. Aposte em combinações premium e em materiais como cetim e seda para blusas.

 

Sandálias não devem ser utilizadas, então sapatos fechados são sempre mais adequados neste caso. O terninho é sempre uma boa pedida.

 


Dress code para ambientes mais informais, como agências de publicidade e afins

 


Calça jeans está permitida, desde que seja bonita e tenha um visual bem cuidado. Em escritórios de publicidade, agências e espaços de comunicação, é comum que haja mais liberdade para se vestir.

 

Neste caso, é possível que sapatilhas, botinhas e até mesmo sandálias abertas (nos dias de calor, claro) estejam permitidas. Vale dar uma olhada nas roupas que as demais pessoas estão vestindo para saber qual é o limite.

 

Num geral, aposte em calça jeans, blusinha sem grandes decotes e, para os dias frios, cardigan, suéter ou casaco “mais sequinho”. Nestes lugares, é possível apostar sempre na combinação jeans + algodão ou jeans + malha.

 

Bem vestida e confortável, sempre!

 

 

 

Hashtag: |