Fique por Dentro

Carne processada: o que é, malefícios e relação com o câncer

Carne processada: o que é, malefícios e relação com o câncer

Bacon, toucinho, salsichas, salame, linguiças, presuntos, nuggets de frango, pepperoni, carnes enlatadas, os molhos à base de carne. Todos esses alimentos fazem parte do rol das carnes processadas. Mas o que são elas e quais os efeitos na nossa saúde?


O que é carne processada

 

Carne processada é aquela que foi modificada para melhorar o sabor ou prolongar sua vida útil. Ela passa por um processo que inclui fermentação, defumação, adição de sal, além de conservantes.

 

Causa câncer?

 

De acordo com o relatório da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (IARC), publicado no periódico científico The Lancet, a ingestão de cerca de 50 gramas de carne processada por dia aumenta em 18% a chance de se desenvolver o câncer colorretal. Esse tipo de tumor é aquele que afeta o intestino grosso e/ou reto, podendo comprometer outros órgãos também.

 

Esses dados confirmam descobertas anteriores da Organização Mundial de Saúde (OMS), que já havia colocado as carnes processadas na lista de alimentos considerados como cancerígenos.

 

Por isso, a atenção deve ser, de fato, dobrada por conta dos efeitos negativos à saúde. Entretanto, para um indivíduo, o risco de ter a doença por causa do consumo desse tipo de alimento vai depender de alguns fatores, como:

 

A quantidade em que ele é consumido
Frequência de consumo
Estilo de vida (se fuma, bebe, se é sedentário).
Carne vermelha faz mal?
Ressalto que o consumo da carne vermelha em geral, quando bem escolhida, é benéfico para o nosso organismo. Isso porque ela contém todos os aminoácidos essenciais para o corpo humano.

 

Além disso, é rica em ferro, zinco e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12. Vale lembrar que se ela for preparada grelhada ou assada, é melhor ainda para a saúde.

 

O tipo de corte também é importante e a opção deve ser sempre pelos cortes magros, que tem aquela parte da gordura menos aparente.

 

Como médico nutrólogo, eu recomendo que todos tenham um estilo de vida saudável, que tenham uma alimentação saudável e, para isso, as carnes não precisam, necessariamente, ficar de fora do nosso dia a dia.

 

Malefícios da carne processada

 

Carne processada é responsável por uma em cada 30 mortes

Consumo de carne processada aumenta risco de câncer de pâncreas

Carnes processadas aumentam o risco de câncer de mama (Com Bem Paraná)

 

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02