Fique por Dentro

Abacate: veja os motivos para não jogar o caroço fora

Abacate: veja os motivos para não jogar o caroço fora

O abacate é uma fruta rica em vitaminas, minerais, fibras e gorduras saudáveis, as quais ajudam a regular o colesterol, protegendo quem o consome do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.



Como se isso tudo não bastasse, o caroço da fruta também pode ser muito bem utilizado. Por isso, não o jogue fora! Quer saber o motivo? Olha só:

 

Tenha um abacateiro em casa

 

Se você tem espaço e tem um quintal ou uma horta, dedique-se a este projeto de jardinagem.

 

Para isso, espete três palitos no caroço e o deixe mergulhado em um copo com pouca água, de modo a que apenas metade da semente fique submersa.

 

Aguarde até quatro semanas para que o caroço comece a florescer, trocando a água a cada sete dias. Depois, espere até que o rebento tenha de 10 a 20 centímetros e o plante em um vaso com terra.

 

Use-o como esfoliante natural

 

Raspe bem o caroço, lave com água e o deixe secar ao sol por cinco dias. Depois, corte em pedaços menores e triture em um liquidificador até obter um pó.

 

Esse pó pode ser adicionado a uma máscara facial caseira com ou sem abacate, ou mesmo a uma máscara comprada em uma loja, transformando-a num esfoliante para o rosto.

 

 

Use-o para tingir tecidos

 

De cor de rosa! Corte o caroço e as cascas em pedaços e os coloque para ferver em uma panela com água, por cerca de uma hora.

 

Depois, mergulhe os tecidos que quer tingir na panela. Se desejar um tom de rosa mais claro, será necessário ferver por apenas cinco minutos. Para obter tonalidades mais intensas, ferva por uma hora e deixe o tecido de molho durante a noite.

 

Evita o escurecimento do próprio abacate

 

Se você só vai usar metade do abacate, guarde a outra ainda com o caroço, pois ele ajuda a evitar que oxide e escureça.

 

 

Hashtag:
SICREDI 02