Espigão Alto do Iguaçu

Espigão Alto - Programa A União Faz a Vida comemora 10 anos de implantação no município

Espigão Alto - Programa A União Faz a Vida comemora 10 anos de implantação no município

O programa A União Faz a Vida comemora 10 anos de implantação em Espigão Alto do Iguaçu em 2019 e, neste período, muitas são as histórias de transformação vividas pela comunidade escolar, que ampliou a vivência de valores como cooperação e cidadania entre alunos, pais e educadores. Para celebrar a Sicredi Grandes Lagos PR/SP promoveu no dia 5 de julho um evento comemorativo no município marcado por homenagens aos educadores e alunos do programa, além de lideranças do Sicredi e do município.

 

Na avaliação do presidente da Sicredi Grandes Lagos, Orlando Muffato, o programa evoluiu muito nos últimos anos, e contribuiu sensivelmente para a educação dos estudantes do município. “O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, e busca desenvolver cidadãos cooperativos, por meio da promoção de valores como solidariedade e empreendedorismo entre as crianças e adolescentes que são atendidas nas escolas. E é uma imensa satisfação chegarmos aqui com a certeza de que estamos, sim, fazendo a diferença na vida destes alunos”, observa Muffato.

 

Os investimentos que o Sicredi tem feito em programas de educação como este, na opinião do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e SicrediPar, Manfred Alfonso Dasenbrock, que esteve presente no evento, reforçam o olhar sobre o futuro que queremos. “Estas crianças e estes jovens que estão sendo impactados com as ações do programa A União Faz a Vida, serão jovens que em breve estarão assumindo um papel de liderança na comunidade e consequentemente serão cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade. Nosso papel é apoiar e fortalecer cada vez mais as ações de responsabilidade social que o Sicredi realiza nas comunidades onde está presente”, observou Manfred ao comemorar o sucesso do programa em Espigão Alto.

 

A secretária de Educação do município, Claudiceia Souza, reforça que entre os principais impactos provocados pelo programa estão: “a integração entre família e escola e o desenvolvimento dos profissionais de educação, que são o alvo das formações ministradas ao longo dos anos”.


“Os parceiros são geralmente as prefeituras, representadas pelas suas secretarias municipais de educação. Em Espigão Alto do Iguaçu essa parceria se fortalece a cada ano, o que contribui para a ampliação das práticas educativas do programa”, declarou a secretária ao enaltecer a parceria com o Sicredi e o interesse da cooperativa em investir na comunidade.

 

Além dos professores, coordenadores, gestores, assessores pedagógicos, comunidade escolar em geral e as famílias de Espigão Alto, o evento contou com a presença do prefeito Hilário Czechovski, conselheiros, diretores e colaboradores do Sicredi, bem como alunos e professores que participam do programa em Porto Barreiro.

 

PANORAMA

 

Atualmente, o programa A União Faz a Vida é desenvolvido em quatro municípios da região de abrangência da cooperativa no Paraná: Espigão Alto do Iguaçu desde 2009, Porto Barreiro a partir de 2013, Campo Bonito em 2015 e Laranjeiras do Sul em 2018, por meio da parceria com a Escola Vicentina Santana. Ao todo, são 16 escolas, 180 professores e mais de 1.800 alunos atendidos pelo programa nesses municípios. Somente em Espigão Alto do Iguaçu, durante os dez anos, já são mais de 4.070 alunos impactados com as ações do programa.

 

Sobre o Sicredi

 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02