Catanduvas

Catanduvas - Projeto 'Cidadania e Justiça também se aprende na Escola' é aplicado com alunos dos 5º anos

Catanduvas - Projeto 'Cidadania e Justiça também se aprende na Escola' e aplicado com alunos dos 5º anos

Aconteceu no dia 08 de novembro na sala do Tribunal do Júri da Comarca do Município de Catanduvas-Pr, o encerramento do Projeto: Cidadania e Justiça também se aprendem na escola.

 

Pelo segundo ano o Projeto é realizado com as crianças e professores do 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é conscientizar professores e alunos - alcançando também seus pais e responsáveis, informando a estrutura e o funcionamento do poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais.

 

Com este intuito é que o projeto teve a iniciativa de desenvolvimento no Município de Catanduvas-Pr, pelo DR Giovane Rymsza, Juiz de Direito da Comarca do Município de Catanduvas-Pr, no ano de 2018 e como foi um sucesso, o Projeto também foi desenvolvido neste ano de 2019.

 

Com a parceria firmada, deu-se início ao projeto, com todos os profissionais da educação envolvidos, e em agosto iniciou-se com a distribuição das cartilhas: Brasilzinho, Cartilha da Justiça e Brasilzinho: Cartilha da Cidadania, no qual, juntamente com os professores fizeram a leitura e explanação do conteúdo.

 

No segundo momento do Projeto, DR. . Giovane Rymsza (Juiz de Direito da Comarca de Catanduvas/PR), Drª Thais Bueno Martins Ribeiro (Promotora de Justiça da Comarca de Catanduvas/PR) e o Dr. Advogado Alaor Carlos de Oliveira (Assessor Jurídico do Município de Catanduvas/PR) e Dr. Charles Brognoli, visitaram as escolas do Município, sendo excepcional este momento.

 

Nas salas de aula, fizeram a explanação sobre a profissão, local de trabalho, qual a função de cada um. Aos poucos os alunos foram sentindo-se a vontade, para perguntar e tirar todas as dúvidas, a respeito do assunto estudado na cartilha e assuntos gerais. No final as crianças experimentaram a roupa (Toga) do Juiz, e do Advogado (beca) e também da Promotora.

 

No terceiro momento do Projeto, as crianças produziram textos livres sobre o assunto, e prepararam uma atividade Cultural.

 

No dia 08 de novembro na sala do Tribunal do Júri, na Comarca de Catanduvas-PR, com a presença da equipe do Fórum, secretários, vereadores, professores, diretores, coordenadores, alunos, foram realizadas as apresentações das escolas:

 

Escola M. Professora Maria Mayer: simulação do júri (O Assassinato), responsável Professora Marisa Canal Hobold;

 

Escola M. Tiradentes: apresentação do jogral: Nossos Direitos/ Simulação do Juri, responsável Professora Marlene Aparecida Machado;

 

Escola M. Frei Henrique: Peça Teatral Bullyng na escola, responsável professora Sirlei de Souza dos Passos;

 

Escola M. Prof. Valentin Bernardo Thisen: Paródia Show da Justiça, responsável professora Cleomara de Brito Ludvichak;

 

Escola M. São Marcos: Coreografia cuida de mim, responsável professora Renata B. Tomassi Sauer;

 

Escola Feducat: Uma canção para a Cidadania, responsável professora Sandra Corso Pasa;

 

Após as apresentações, foram premiadas as melhores redações, uma por turma, sobre o assunto, com uma linda medalha.

 

Redações premiadas:

 

*Escola Municipal Professora Maria Mayer:
5º ano A: Karolina Ferreira Esma
5º ano B: Andressa de Almeida Cardoso do Carmo

 

*Escola Municipal Tiradentes:
5º ano A: Ezequiel V. Pegoraro
5º ano B: João Pedro Maniarde

 

*Escola Municipal Frei Henrique
5º ano A: Maria Clara Fernandes dos Santos

 

*Escola Municipal Professor Valentin Bernardo Thisen:
5º ano A: Jenifer dos Santos Guimarães

 

*Escola Municipal São Marcos:
5º ano A: David Rubens Dambrósio

 

*Escola Feducat:
5º ano A: Laura Beatriz P. Becker

 

Em seguida foram conhecer as dependências do Fórum, sala do Juiz, Promotoria e também conhecer e certificar-se de alguns equipamentos da Polícia, com o Policial Ricardo Barreto.

 

A Secretaria Municipal de Educação agradece e Parabeniza todos os envolvidos na execução do Projeto.

 

 

 

 

SICREDI 02
ULIFARMA